Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/27198

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBaroni, Patrícia-
dc.contributor.authorRocha, Marina dos Santos-
dc.date.accessioned2025-09-25T18:47:48Z-
dc.date.available2025-09-27T03:00:09Z-
dc.date.issued2024-08-29-
dc.identifier.citationROCHA, Marina dos Santos. Pegadas de uma professorapesquisadora: narrativas de afetos na formação docente. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/27198-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectCotidiano escolarpt_BR
dc.subjectNarrativa pessoalpt_BR
dc.subjectFormação contínuapt_BR
dc.subjectAfeto (Psicologia)pt_BR
dc.titlePegadas de uma professorapesquisadora: narrativas de afetos na formação docentept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2974793513488242pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8413445069192772pt_BR
dc.contributor.referee1Campo, Marina Santos Nunes de-
dc.contributor.referee2Rodrigues, Simone de Alencastre-
dc.description.resumoO presente trabalho tem por proposta apresentar umas pesquisa tecida a partir da participação em um projeto e pesquisa de iniciação científica do grupo de pesquisa e extensão "Conversas entre professores: alteridades e singulares" (ConPAS), no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp-UFRJ). O objetivo dessa pesquisa é tecer reflexões com a formação docente a partir das narrativas de uma professora pesquisadora multiformadora, dialogando com os seus saberes fazeres enquanto professora da Educação Básica e da pós-graduação da Faculdade de Educação da UFRJ, pensando esse entrelugar que ocupa na formação de crianças e professoras/es. Debruço-me nas Pesquisas Narrativas (Reis, 2023) e nas Pesquisas nosdoscom os cotidianos (Alves, 2008) como abordagens epistemológicas, políticas e metodológicas deste trabalho, que atuam simultaneamente como métodos de pesquisa e formação. As narrativas partilhadas foram registradas em caderno de campo durante a minha imersão no cotidiano da sala de aula da professora com uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental e a partir de uma conversa com a docente, que foi gravada e transcrita. Através delas podemos estudar a escola a partir das vivências de quem está mergulhado nela. As narrativas conversam com o ensino decolonial, com os afetos como inerentes à formação humana e com a formação docente contínua. Acredito como Nilda Alves (2008), "que a existência de uma escola de qualidade para os até agora excluídos, passa pela tomada da palavra pelas professoras, historicamente impedidas de dizer a sua própria palavra" e que por sermos sujeitos singulares sociais (Reis; Oliveira; Baroni, 2023) as nossas narrativas são atravessadas por um contexto social, histórico e político (Josso, 2007) e, com isso, tecemos também a história da educação de um determinado período por meio dos contextos em que as narrativas se dão. Logo, as narrativas da professora e das crianças que trago são registros históricos na perspectiva de quem o viveu cotidianamente, tecendo formas outras de praticar o próprio trabalho, no caso da docente, e de encontrar, com a orientação dessa profissional, maneiras outras de aprender.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MSRocha.pdf6.49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.