Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/27198
Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Baroni, Patrícia | - |
| dc.contributor.author | Rocha, Marina dos Santos | - |
| dc.date.accessioned | 2025-09-25T18:47:48Z | - |
| dc.date.available | 2025-09-27T03:00:09Z | - |
| dc.date.issued | 2024-08-29 | - |
| dc.identifier.citation | ROCHA, Marina dos Santos. Pegadas de uma professorapesquisadora: narrativas de afetos na formação docente. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/27198 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Formação docente | pt_BR |
| dc.subject | Cotidiano escolar | pt_BR |
| dc.subject | Narrativa pessoal | pt_BR |
| dc.subject | Formação contínua | pt_BR |
| dc.subject | Afeto (Psicologia) | pt_BR |
| dc.title | Pegadas de uma professorapesquisadora: narrativas de afetos na formação docente | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2974793513488242 | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8413445069192772 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Campo, Marina Santos Nunes de | - |
| dc.contributor.referee2 | Rodrigues, Simone de Alencastre | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho tem por proposta apresentar umas pesquisa tecida a partir da participação em um projeto e pesquisa de iniciação científica do grupo de pesquisa e extensão "Conversas entre professores: alteridades e singulares" (ConPAS), no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp-UFRJ). O objetivo dessa pesquisa é tecer reflexões com a formação docente a partir das narrativas de uma professora pesquisadora multiformadora, dialogando com os seus saberes fazeres enquanto professora da Educação Básica e da pós-graduação da Faculdade de Educação da UFRJ, pensando esse entrelugar que ocupa na formação de crianças e professoras/es. Debruço-me nas Pesquisas Narrativas (Reis, 2023) e nas Pesquisas nosdoscom os cotidianos (Alves, 2008) como abordagens epistemológicas, políticas e metodológicas deste trabalho, que atuam simultaneamente como métodos de pesquisa e formação. As narrativas partilhadas foram registradas em caderno de campo durante a minha imersão no cotidiano da sala de aula da professora com uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental e a partir de uma conversa com a docente, que foi gravada e transcrita. Através delas podemos estudar a escola a partir das vivências de quem está mergulhado nela. As narrativas conversam com o ensino decolonial, com os afetos como inerentes à formação humana e com a formação docente contínua. Acredito como Nilda Alves (2008), "que a existência de uma escola de qualidade para os até agora excluídos, passa pela tomada da palavra pelas professoras, historicamente impedidas de dizer a sua própria palavra" e que por sermos sujeitos singulares sociais (Reis; Oliveira; Baroni, 2023) as nossas narrativas são atravessadas por um contexto social, histórico e político (Josso, 2007) e, com isso, tecemos também a história da educação de um determinado período por meio dos contextos em que as narrativas se dão. Logo, as narrativas da professora e das crianças que trago são registros históricos na perspectiva de quem o viveu cotidianamente, tecendo formas outras de praticar o próprio trabalho, no caso da docente, e de encontrar, com a orientação dessa profissional, maneiras outras de aprender. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Appears in Collections: | Pedagogia | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| MSRocha.pdf | 6.49 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.