Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/27198

Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Pegadas de uma professorapesquisadora: narrativas de afetos na formação docente
Autor(es)/Inventor(es): Rocha, Marina dos Santos
Tutor: Baroni, Patrícia
Resumen: O presente trabalho tem por proposta apresentar umas pesquisa tecida a partir da participação em um projeto e pesquisa de iniciação científica do grupo de pesquisa e extensão "Conversas entre professores: alteridades e singulares" (ConPAS), no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp-UFRJ). O objetivo dessa pesquisa é tecer reflexões com a formação docente a partir das narrativas de uma professora pesquisadora multiformadora, dialogando com os seus saberes fazeres enquanto professora da Educação Básica e da pós-graduação da Faculdade de Educação da UFRJ, pensando esse entrelugar que ocupa na formação de crianças e professoras/es. Debruço-me nas Pesquisas Narrativas (Reis, 2023) e nas Pesquisas nosdoscom os cotidianos (Alves, 2008) como abordagens epistemológicas, políticas e metodológicas deste trabalho, que atuam simultaneamente como métodos de pesquisa e formação. As narrativas partilhadas foram registradas em caderno de campo durante a minha imersão no cotidiano da sala de aula da professora com uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental e a partir de uma conversa com a docente, que foi gravada e transcrita. Através delas podemos estudar a escola a partir das vivências de quem está mergulhado nela. As narrativas conversam com o ensino decolonial, com os afetos como inerentes à formação humana e com a formação docente contínua. Acredito como Nilda Alves (2008), "que a existência de uma escola de qualidade para os até agora excluídos, passa pela tomada da palavra pelas professoras, historicamente impedidas de dizer a sua própria palavra" e que por sermos sujeitos singulares sociais (Reis; Oliveira; Baroni, 2023) as nossas narrativas são atravessadas por um contexto social, histórico e político (Josso, 2007) e, com isso, tecemos também a história da educação de um determinado período por meio dos contextos em que as narrativas se dão. Logo, as narrativas da professora e das crianças que trago são registros históricos na perspectiva de quem o viveu cotidianamente, tecendo formas outras de praticar o próprio trabalho, no caso da docente, e de encontrar, com a orientação dessa profissional, maneiras outras de aprender.
Materia: Formação docente
Cotidiano escolar
Narrativa pessoal
Formação contínua
Afeto (Psicologia)
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 29-ago-2024
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : ROCHA, Marina dos Santos. Pegadas de uma professorapesquisadora: narrativas de afetos na formação docente. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MSRocha.pdf6.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.