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http://hdl.handle.net/11422/27198
| Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título: | Pegadas de uma professorapesquisadora: narrativas de afetos na formação docente |
| Autor(es)/Inventor(es): | Rocha, Marina dos Santos |
| Orientador: | Baroni, Patrícia |
| Resumo: | O presente trabalho tem por proposta apresentar umas pesquisa tecida a partir da participação em um projeto e pesquisa de iniciação científica do grupo de pesquisa e extensão "Conversas entre professores: alteridades e singulares" (ConPAS), no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp-UFRJ). O objetivo dessa pesquisa é tecer reflexões com a formação docente a partir das narrativas de uma professora pesquisadora multiformadora, dialogando com os seus saberes fazeres enquanto professora da Educação Básica e da pós-graduação da Faculdade de Educação da UFRJ, pensando esse entrelugar que ocupa na formação de crianças e professoras/es. Debruço-me nas Pesquisas Narrativas (Reis, 2023) e nas Pesquisas nosdoscom os cotidianos (Alves, 2008) como abordagens epistemológicas, políticas e metodológicas deste trabalho, que atuam simultaneamente como métodos de pesquisa e formação. As narrativas partilhadas foram registradas em caderno de campo durante a minha imersão no cotidiano da sala de aula da professora com uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental e a partir de uma conversa com a docente, que foi gravada e transcrita. Através delas podemos estudar a escola a partir das vivências de quem está mergulhado nela. As narrativas conversam com o ensino decolonial, com os afetos como inerentes à formação humana e com a formação docente contínua. Acredito como Nilda Alves (2008), "que a existência de uma escola de qualidade para os até agora excluídos, passa pela tomada da palavra pelas professoras, historicamente impedidas de dizer a sua própria palavra" e que por sermos sujeitos singulares sociais (Reis; Oliveira; Baroni, 2023) as nossas narrativas são atravessadas por um contexto social, histórico e político (Josso, 2007) e, com isso, tecemos também a história da educação de um determinado período por meio dos contextos em que as narrativas se dão. Logo, as narrativas da professora e das crianças que trago são registros históricos na perspectiva de quem o viveu cotidianamente, tecendo formas outras de praticar o próprio trabalho, no caso da docente, e de encontrar, com a orientação dessa profissional, maneiras outras de aprender. |
| Palavras-chave: | Formação docente Cotidiano escolar Narrativa pessoal Formação contínua Afeto (Psicologia) |
| Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
| Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Data de publicação: | 29-Ago-2024 |
| País de publicação: | Brasil |
| Idioma da publicação: | por |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Citação: | ROCHA, Marina dos Santos. Pegadas de uma professorapesquisadora: narrativas de afetos na formação docente. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
| Aparece nas coleções: | Pedagogia |
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