Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/27202
Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Andrade, Ludmila Thomé de | - |
| dc.contributor.author | Silva, Vanessa Saraiva Ribeiro da | - |
| dc.date.accessioned | 2025-09-25T21:30:26Z | - |
| dc.date.available | 2025-09-27T03:00:08Z | - |
| dc.date.issued | 2024-08-21 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Vanessa Saraiva Ribeiro da. Formação inicial de professores alfabetizadores: um olhar sobre a experiência de mediação de leitura literária. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/27202 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
| dc.subject | Mediação de leitura | pt_BR |
| dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
| dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
| dc.subject | Desenvolvimento profissional | pt_BR |
| dc.subject | Formação docente | pt_BR |
| dc.title | Formação inicial de professores alfabetizadores: um olhar sobre a experiência de mediação de leitura literária | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3915780435099216 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Souza, Elaine Constant Pereira de | - |
| dc.contributor.referee2 | Corsino, Patrícia | - |
| dc.description.resumo | Este estudo investiga as contribuições da mediação de leitura de literatura infantil na formação inicial de professores alfabetizadores, a partir da experiência dos estagiários do programa "Alfabetização e Literatura ou Vice-Versa". A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando a observação participante e questionários como métodos de coleta de dados. Os resultados indicam que a prática de mediação contribuiu significativamente para o desenvolvimento profissional dos estagiários, fornecendo estratégias eficazes para a promoção da leitura e da escrita em sala de aula. A experiência proporcionou o fortalecimento da confiança dos estagiários, o aprimoramento das habilidades de planejamento de aulas, a expansão do repertório literário, a construção de saberes compartilhados, o desenvolvimento da identidade profissional e o desejo de aprofundamento na formação docente. Conclui-se que a integração entre teoria e prática, promovida pelo programa, é crucial para a formação de professores alfabetizadores capacitados a enfrentar os desafios contemporâneos da educação. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | Pedagogia | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| VSRSilva.pdf | 470.01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.