Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/27202

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorAndrade, Ludmila Thomé de-
dc.contributor.authorSilva, Vanessa Saraiva Ribeiro da-
dc.date.accessioned2025-09-25T21:30:26Z-
dc.date.available2025-09-27T03:00:08Z-
dc.date.issued2024-08-21-
dc.identifier.citationSILVA, Vanessa Saraiva Ribeiro da. Formação inicial de professores alfabetizadores: um olhar sobre a experiência de mediação de leitura literária. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/27202-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectMediação de leiturapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleFormação inicial de professores alfabetizadores: um olhar sobre a experiência de mediação de leitura literáriapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3915780435099216pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Elaine Constant Pereira de-
dc.contributor.referee2Corsino, Patrícia-
dc.description.resumoEste estudo investiga as contribuições da mediação de leitura de literatura infantil na formação inicial de professores alfabetizadores, a partir da experiência dos estagiários do programa "Alfabetização e Literatura ou Vice-Versa". A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando a observação participante e questionários como métodos de coleta de dados. Os resultados indicam que a prática de mediação contribuiu significativamente para o desenvolvimento profissional dos estagiários, fornecendo estratégias eficazes para a promoção da leitura e da escrita em sala de aula. A experiência proporcionou o fortalecimento da confiança dos estagiários, o aprimoramento das habilidades de planejamento de aulas, a expansão do repertório literário, a construção de saberes compartilhados, o desenvolvimento da identidade profissional e o desejo de aprofundamento na formação docente. Conclui-se que a integração entre teoria e prática, promovida pelo programa, é crucial para a formação de professores alfabetizadores capacitados a enfrentar os desafios contemporâneos da educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
VSRSilva.pdf470.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.