Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/27202
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Formação inicial de professores alfabetizadores: um olhar sobre a experiência de mediação de leitura literária |
| Author(s)/Inventor(s): | Silva, Vanessa Saraiva Ribeiro da |
| Advisor: | Andrade, Ludmila Thomé de |
| Abstract: | Este estudo investiga as contribuições da mediação de leitura de literatura infantil na formação inicial de professores alfabetizadores, a partir da experiência dos estagiários do programa "Alfabetização e Literatura ou Vice-Versa". A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando a observação participante e questionários como métodos de coleta de dados. Os resultados indicam que a prática de mediação contribuiu significativamente para o desenvolvimento profissional dos estagiários, fornecendo estratégias eficazes para a promoção da leitura e da escrita em sala de aula. A experiência proporcionou o fortalecimento da confiança dos estagiários, o aprimoramento das habilidades de planejamento de aulas, a expansão do repertório literário, a construção de saberes compartilhados, o desenvolvimento da identidade profissional e o desejo de aprofundamento na formação docente. Conclui-se que a integração entre teoria e prática, promovida pelo programa, é crucial para a formação de professores alfabetizadores capacitados a enfrentar os desafios contemporâneos da educação. |
| Keywords: | Formação de professores Mediação de leitura Alfabetização Literatura infantil Desenvolvimento profissional Formação docente |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Production unit: | Faculdade de Educação |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 21-Aug-2024 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Citation: | SILVA, Vanessa Saraiva Ribeiro da. Formação inicial de professores alfabetizadores: um olhar sobre a experiência de mediação de leitura literária. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
| Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| VSRSilva.pdf | 470.01 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.