Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/27202
| Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título : | Formação inicial de professores alfabetizadores: um olhar sobre a experiência de mediação de leitura literária |
| Autor(es)/Inventor(es): | Silva, Vanessa Saraiva Ribeiro da |
| Tutor: | Andrade, Ludmila Thomé de |
| Resumen: | Este estudo investiga as contribuições da mediação de leitura de literatura infantil na formação inicial de professores alfabetizadores, a partir da experiência dos estagiários do programa "Alfabetização e Literatura ou Vice-Versa". A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando a observação participante e questionários como métodos de coleta de dados. Os resultados indicam que a prática de mediação contribuiu significativamente para o desenvolvimento profissional dos estagiários, fornecendo estratégias eficazes para a promoção da leitura e da escrita em sala de aula. A experiência proporcionou o fortalecimento da confiança dos estagiários, o aprimoramento das habilidades de planejamento de aulas, a expansão do repertório literário, a construção de saberes compartilhados, o desenvolvimento da identidade profissional e o desejo de aprofundamento na formação docente. Conclui-se que a integração entre teoria e prática, promovida pelo programa, é crucial para a formação de professores alfabetizadores capacitados a enfrentar os desafios contemporâneos da educação. |
| Materia: | Formação de professores Mediação de leitura Alfabetização Literatura infantil Desenvolvimento profissional Formação docente |
| Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
| Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Fecha de publicación: | 21-ago-2024 |
| País de edición : | Brasil |
| Idioma de publicación: | por |
| Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
| Citación : | SILVA, Vanessa Saraiva Ribeiro da. Formação inicial de professores alfabetizadores: um olhar sobre a experiência de mediação de leitura literária. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
| Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| VSRSilva.pdf | 470.01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.