Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/27203

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A atuação da gestão escolar na relação família e escola
Author(s)/Inventor(s): Pincer, Lorenna Bicalho
Advisor: Paschoalino, Jussara Bueno de Queiroz
Abstract: O presente trabalho procurou compreender a atuação de gestores de escolas e a relação estabelecida com as famílias. Este estudo partiu da hipótese de que os gestores escolares possuem diversos desafios frente ao seu dinamismo, entre os quais as relações com as famílias dos estudantes têm um aspecto necessário e importante. O trabalho foi dividido em quatro capítulos, todos apoiados em autores que abordaram a gestão escolar. Dentre os autores, destacamos: Freire (1996), Libâneo (2007), Lück (2009) e Paschoalino (2017). Para a pesquisa, a metodologia utilizada fundamentou-se na abordagem qualitativa, dada a complexidade da investigação proposta. O percurso metodológico escolhido foi por meio de um levantamento bibliográfico no site SciELO e no Google Acadêmico. A partir das análises deste estudo os resultados evidenciaram que a presença da família dentro do âmbito escolar traz melhorias no processo de aprendizagem e nas relações socioemocionais do estudante. Por fim, compreendemos que este estudo pode corroborar na melhoria dessas relações nas escolas, visando o bem estar da criança e do adolescente.
Keywords: Gestor educacional
Gestor escolar
Escola
Família
Relação escola-família
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 12-Nov-2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: PINCER, Lorenna Bicalho. A atuação da gestão escolar na relação família e escola. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LBPincer.pdf311.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.