Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/27203
| Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título : | A atuação da gestão escolar na relação família e escola |
| Autor(es)/Inventor(es): | Pincer, Lorenna Bicalho |
| Tutor: | Paschoalino, Jussara Bueno de Queiroz |
| Resumen: | O presente trabalho procurou compreender a atuação de gestores de escolas e a relação estabelecida com as famílias. Este estudo partiu da hipótese de que os gestores escolares possuem diversos desafios frente ao seu dinamismo, entre os quais as relações com as famílias dos estudantes têm um aspecto necessário e importante. O trabalho foi dividido em quatro capítulos, todos apoiados em autores que abordaram a gestão escolar. Dentre os autores, destacamos: Freire (1996), Libâneo (2007), Lück (2009) e Paschoalino (2017). Para a pesquisa, a metodologia utilizada fundamentou-se na abordagem qualitativa, dada a complexidade da investigação proposta. O percurso metodológico escolhido foi por meio de um levantamento bibliográfico no site SciELO e no Google Acadêmico. A partir das análises deste estudo os resultados evidenciaram que a presença da família dentro do âmbito escolar traz melhorias no processo de aprendizagem e nas relações socioemocionais do estudante. Por fim, compreendemos que este estudo pode corroborar na melhoria dessas relações nas escolas, visando o bem estar da criança e do adolescente. |
| Materia: | Gestor educacional Gestor escolar Escola Família Relação escola-família |
| Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
| Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Fecha de publicación: | 12-nov-2024 |
| País de edición : | Brasil |
| Idioma de publicación: | por |
| Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
| Citación : | PINCER, Lorenna Bicalho. A atuação da gestão escolar na relação família e escola. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
| Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LBPincer.pdf | 311.23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.