Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/27204
Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Honorato, Gabriela de Souza | - |
| dc.contributor.author | Cotrim, Nathália Pereira dos Santos | - |
| dc.date.accessioned | 2025-09-25T22:10:24Z | - |
| dc.date.available | 2025-09-27T03:00:09Z | - |
| dc.date.issued | 2024-11-14 | - |
| dc.identifier.citation | COTRIM, Nathália Pereira dos Santos. Narrativas sobre manobras e malabarismos de estudantes cotistas na graduação de Pedagogia na UFRJ. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/27204 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Assistência estudantil | pt_BR |
| dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
| dc.subject | Sistema de Cotas | pt_BR |
| dc.subject | Formação docente | pt_BR |
| dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
| dc.subject | Permanência estudantil | pt_BR |
| dc.subject | Pesquisa narrativa | pt_BR |
| dc.title | Narrativas sobre manobras e malabarismos de estudantes cotistas na graduação de Pedagogia na UFRJ | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2955799585054779 | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9423552598467104 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Reis, Graça Regina Franco da Silva | - |
| dc.contributor.referee2 | Lourenço, Joyce Louback | - |
| dc.contributor.referee3 | Borges, Eduardo Henrique Narciso | - |
| dc.description.resumo | A arte circense do malabarismo caracteriza-se pela habilidade de manipulação, arremesso e equilíbrio de determinado objeto (Santos, 2012, p. 14). Assim como nos espetáculos e apresentações de rua, nós, estudantes cotistas do curso de Pedagogia na Universidade Federal do Rio de Janeiro, simbolicamente, dominamos a arte do malabarismo ao estar constantemente tentando conciliar as demandas acadêmicas com demandas sociais, financeiras e psicológicas. Apesar do avanço das políticas de assistência estudantil que buscam contribuir para a permanência e conclusão do ensino superior de pessoas oriundas de grupos étnicos e socioeconômicos comumente minorizados, a universidade ainda não consegue atender todas as demandas dessas/es estudantes (Houri, 2018) e permitir de forma integral “[...] ao estudante ter uma ampla vivência acadêmica e sucesso em seu processo de afiliação” (Oliveira; Magalhães, 2018, p. 191). Dessa forma, nós, estudantes, precisamos encontrar caminhos para equilibrar todas as responsabilidades e necessidades a fim de permanecer na graduação. Compreendendo a existência de diversos trabalhos acadêmicos que já pesquisam sobre a temática. Intento nesta pesquisa abordar a questão a partir de outra ótica: através das narrativas compartilhadas comigo, daqueles e daquelas que estão imersos nos cotidianos dessa universidade como estudantes cotistas. Assim, por meio do referencial teórico e metodológico da pesquisa narrativa (Reis, 2023), busco conhecer e compreender as experiências e vivências da e na UFRJ e as manobras encontradas para dar conta, por meio do que tenho pensado como malabarismo pedagógico de demandas, pensando a permanência no curso de graduação; além de buscar compreender a importância desses e dessas estudantes para o curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Appears in Collections: | Pedagogia | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| NPSCotrim.pdf | 670.47 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.