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dc.contributor.advisorHonorato, Gabriela de Souza-
dc.contributor.authorCotrim, Nathália Pereira dos Santos-
dc.date.accessioned2025-09-25T22:10:24Z-
dc.date.available2025-09-27T03:00:09Z-
dc.date.issued2024-11-14-
dc.identifier.citationCOTRIM, Nathália Pereira dos Santos. Narrativas sobre manobras e malabarismos de estudantes cotistas na graduação de Pedagogia na UFRJ. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/27204-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAssistência estudantilpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectSistema de Cotaspt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectPermanência estudantilpt_BR
dc.subjectPesquisa narrativapt_BR
dc.titleNarrativas sobre manobras e malabarismos de estudantes cotistas na graduação de Pedagogia na UFRJpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2955799585054779pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9423552598467104pt_BR
dc.contributor.referee1Reis, Graça Regina Franco da Silva-
dc.contributor.referee2Lourenço, Joyce Louback-
dc.contributor.referee3Borges, Eduardo Henrique Narciso-
dc.description.resumoA arte circense do malabarismo caracteriza-se pela habilidade de manipulação, arremesso e equilíbrio de determinado objeto (Santos, 2012, p. 14). Assim como nos espetáculos e apresentações de rua, nós, estudantes cotistas do curso de Pedagogia na Universidade Federal do Rio de Janeiro, simbolicamente, dominamos a arte do malabarismo ao estar constantemente tentando conciliar as demandas acadêmicas com demandas sociais, financeiras e psicológicas. Apesar do avanço das políticas de assistência estudantil que buscam contribuir para a permanência e conclusão do ensino superior de pessoas oriundas de grupos étnicos e socioeconômicos comumente minorizados, a universidade ainda não consegue atender todas as demandas dessas/es estudantes (Houri, 2018) e permitir de forma integral “[...] ao estudante ter uma ampla vivência acadêmica e sucesso em seu processo de afiliação” (Oliveira; Magalhães, 2018, p. 191). Dessa forma, nós, estudantes, precisamos encontrar caminhos para equilibrar todas as responsabilidades e necessidades a fim de permanecer na graduação. Compreendendo a existência de diversos trabalhos acadêmicos que já pesquisam sobre a temática. Intento nesta pesquisa abordar a questão a partir de outra ótica: através das narrativas compartilhadas comigo, daqueles e daquelas que estão imersos nos cotidianos dessa universidade como estudantes cotistas. Assim, por meio do referencial teórico e metodológico da pesquisa narrativa (Reis, 2023), busco conhecer e compreender as experiências e vivências da e na UFRJ e as manobras encontradas para dar conta, por meio do que tenho pensado como malabarismo pedagógico de demandas, pensando a permanência no curso de graduação; além de buscar compreender a importância desses e dessas estudantes para o curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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