Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/27204

Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Narrativas sobre manobras e malabarismos de estudantes cotistas na graduação de Pedagogia na UFRJ
Autor(es)/Inventor(es): Cotrim, Nathália Pereira dos Santos
Tutor: Honorato, Gabriela de Souza
Resumen: A arte circense do malabarismo caracteriza-se pela habilidade de manipulação, arremesso e equilíbrio de determinado objeto (Santos, 2012, p. 14). Assim como nos espetáculos e apresentações de rua, nós, estudantes cotistas do curso de Pedagogia na Universidade Federal do Rio de Janeiro, simbolicamente, dominamos a arte do malabarismo ao estar constantemente tentando conciliar as demandas acadêmicas com demandas sociais, financeiras e psicológicas. Apesar do avanço das políticas de assistência estudantil que buscam contribuir para a permanência e conclusão do ensino superior de pessoas oriundas de grupos étnicos e socioeconômicos comumente minorizados, a universidade ainda não consegue atender todas as demandas dessas/es estudantes (Houri, 2018) e permitir de forma integral “[...] ao estudante ter uma ampla vivência acadêmica e sucesso em seu processo de afiliação” (Oliveira; Magalhães, 2018, p. 191). Dessa forma, nós, estudantes, precisamos encontrar caminhos para equilibrar todas as responsabilidades e necessidades a fim de permanecer na graduação. Compreendendo a existência de diversos trabalhos acadêmicos que já pesquisam sobre a temática. Intento nesta pesquisa abordar a questão a partir de outra ótica: através das narrativas compartilhadas comigo, daqueles e daquelas que estão imersos nos cotidianos dessa universidade como estudantes cotistas. Assim, por meio do referencial teórico e metodológico da pesquisa narrativa (Reis, 2023), busco conhecer e compreender as experiências e vivências da e na UFRJ e as manobras encontradas para dar conta, por meio do que tenho pensado como malabarismo pedagógico de demandas, pensando a permanência no curso de graduação; além de buscar compreender a importância desses e dessas estudantes para o curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Materia: Assistência estudantil
Ensino superior
Sistema de Cotas
Formação docente
Políticas públicas
Permanência estudantil
Pesquisa narrativa
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 14-nov-2024
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : COTRIM, Nathália Pereira dos Santos. Narrativas sobre manobras e malabarismos de estudantes cotistas na graduação de Pedagogia na UFRJ. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
NPSCotrim.pdf670.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.