Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/27204

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Narrativas sobre manobras e malabarismos de estudantes cotistas na graduação de Pedagogia na UFRJ
Autor(es)/Inventor(es): Cotrim, Nathália Pereira dos Santos
Orientador: Honorato, Gabriela de Souza
Resumo: A arte circense do malabarismo caracteriza-se pela habilidade de manipulação, arremesso e equilíbrio de determinado objeto (Santos, 2012, p. 14). Assim como nos espetáculos e apresentações de rua, nós, estudantes cotistas do curso de Pedagogia na Universidade Federal do Rio de Janeiro, simbolicamente, dominamos a arte do malabarismo ao estar constantemente tentando conciliar as demandas acadêmicas com demandas sociais, financeiras e psicológicas. Apesar do avanço das políticas de assistência estudantil que buscam contribuir para a permanência e conclusão do ensino superior de pessoas oriundas de grupos étnicos e socioeconômicos comumente minorizados, a universidade ainda não consegue atender todas as demandas dessas/es estudantes (Houri, 2018) e permitir de forma integral “[...] ao estudante ter uma ampla vivência acadêmica e sucesso em seu processo de afiliação” (Oliveira; Magalhães, 2018, p. 191). Dessa forma, nós, estudantes, precisamos encontrar caminhos para equilibrar todas as responsabilidades e necessidades a fim de permanecer na graduação. Compreendendo a existência de diversos trabalhos acadêmicos que já pesquisam sobre a temática. Intento nesta pesquisa abordar a questão a partir de outra ótica: através das narrativas compartilhadas comigo, daqueles e daquelas que estão imersos nos cotidianos dessa universidade como estudantes cotistas. Assim, por meio do referencial teórico e metodológico da pesquisa narrativa (Reis, 2023), busco conhecer e compreender as experiências e vivências da e na UFRJ e as manobras encontradas para dar conta, por meio do que tenho pensado como malabarismo pedagógico de demandas, pensando a permanência no curso de graduação; além de buscar compreender a importância desses e dessas estudantes para o curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Palavras-chave: Assistência estudantil
Ensino superior
Sistema de Cotas
Formação docente
Políticas públicas
Permanência estudantil
Pesquisa narrativa
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 14-Nov-2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: COTRIM, Nathália Pereira dos Santos. Narrativas sobre manobras e malabarismos de estudantes cotistas na graduação de Pedagogia na UFRJ. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NPSCotrim.pdf670.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.