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http://hdl.handle.net/11422/27209
Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Amaral, Daniela Patti do | - |
| dc.contributor.author | Lopes, Juliana Torres | - |
| dc.date.accessioned | 2025-09-26T13:32:08Z | - |
| dc.date.available | 2025-09-28T03:00:10Z | - |
| dc.date.issued | 2024-12-02 | - |
| dc.identifier.citation | LOPES, Juliana Torres. O papel do pedagogo no ambiente corporativo: desafios e possibilidades de atuação. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/27209 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação corporativa | pt_BR |
| dc.subject | Educação não formal | pt_BR |
| dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
| dc.subject | Formação inicial | pt_BR |
| dc.subject | Currículo | pt_BR |
| dc.subject | Identidade profissional | pt_BR |
| dc.title | O papel do pedagogo no ambiente corporativo: desafios e possibilidades de atuação | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4763703869569847 | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4265614003266993 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Paschoalino, Jussara | - |
| dc.contributor.referee2 | Castro, Marcela | - |
| dc.description.resumo | Os profissionais formados em Pedagogia, no Brasil, estão inseridos em um contexto de influências e debates acerca de sua identidade profissional que, muitas vezes, não incorporam saberes não escolares ao longo da formação inicial. O presente trabalho investiga os ordenamentos legais que orientam a formação em Pedagogia e busca compreender em diálogo com o ciclo de políticas, o silenciamento ou não de determinadas questões curriculares. Nesse contexto, o debate acerca da identidade do Pedagogo surge como um ponto central para fortalecer a discussão curricular e a inclusão da educação não escolar. Buscamos analisar o campo da Pedagogia Corporativa e seus aspectos de modo a responder a questão central do trabalho, que visa relacionar a formação inicial na Pedagogia com a atuação profissional em ambientes corporativos. Essa discussão envolve temas como treinamento, desenvolvimento, habilidades pedagógicas e a aplicação desses conhecimentos em ambientes empresariais em diálogo com o campo educacional. Para explorar a atuação do Pedagogo, o percurso metodológico utilizado contou com a aplicação de questionários, trazendo materialidade à pesquisa e respondendo aos questionamentos levantados ao longo da construção dos primeiros capítulos. Isso permitiu investigar as atividades dos egressos do curso de Pedagogia em suas atuações corporativas e compreender como utilizavam os conhecimentos desenvolvidos na formação inicial para solucionar questões de um ambiente que inicialmente desconhecido. Conclui-se que os resultados trazidos pela pesquisa apontam para um campo frutífero de atuação do pedagogo e que reforçam a habilidade do profissional da Pedagogia em atuar dentro das corporações. Contudo, essa atuação demanda maior investigação acadêmica e apoio de profissionais facilitadores, para que discentes e docentes possam se apropriar da discussão sobre a educação não escolar e, consequentemente, da educação corporativa e seu lugar na formação inicial de pedagogos e pedagogas. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Appears in Collections: | Pedagogia | |
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