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dc.contributor.advisorAmaral, Daniela Patti do-
dc.contributor.authorLopes, Juliana Torres-
dc.date.accessioned2025-09-26T13:32:08Z-
dc.date.available2025-09-28T03:00:10Z-
dc.date.issued2024-12-02-
dc.identifier.citationLOPES, Juliana Torres. O papel do pedagogo no ambiente corporativo: desafios e possibilidades de atuação. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/27209-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação corporativapt_BR
dc.subjectEducação não formalpt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectIdentidade profissionalpt_BR
dc.titleO papel do pedagogo no ambiente corporativo: desafios e possibilidades de atuaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4763703869569847pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4265614003266993pt_BR
dc.contributor.referee1Paschoalino, Jussara-
dc.contributor.referee2Castro, Marcela-
dc.description.resumoOs profissionais formados em Pedagogia, no Brasil, estão inseridos em um contexto de influências e debates acerca de sua identidade profissional que, muitas vezes, não incorporam saberes não escolares ao longo da formação inicial. O presente trabalho investiga os ordenamentos legais que orientam a formação em Pedagogia e busca compreender em diálogo com o ciclo de políticas, o silenciamento ou não de determinadas questões curriculares. Nesse contexto, o debate acerca da identidade do Pedagogo surge como um ponto central para fortalecer a discussão curricular e a inclusão da educação não escolar. Buscamos analisar o campo da Pedagogia Corporativa e seus aspectos de modo a responder a questão central do trabalho, que visa relacionar a formação inicial na Pedagogia com a atuação profissional em ambientes corporativos. Essa discussão envolve temas como treinamento, desenvolvimento, habilidades pedagógicas e a aplicação desses conhecimentos em ambientes empresariais em diálogo com o campo educacional. Para explorar a atuação do Pedagogo, o percurso metodológico utilizado contou com a aplicação de questionários, trazendo materialidade à pesquisa e respondendo aos questionamentos levantados ao longo da construção dos primeiros capítulos. Isso permitiu investigar as atividades dos egressos do curso de Pedagogia em suas atuações corporativas e compreender como utilizavam os conhecimentos desenvolvidos na formação inicial para solucionar questões de um ambiente que inicialmente desconhecido. Conclui-se que os resultados trazidos pela pesquisa apontam para um campo frutífero de atuação do pedagogo e que reforçam a habilidade do profissional da Pedagogia em atuar dentro das corporações. Contudo, essa atuação demanda maior investigação acadêmica e apoio de profissionais facilitadores, para que discentes e docentes possam se apropriar da discussão sobre a educação não escolar e, consequentemente, da educação corporativa e seu lugar na formação inicial de pedagogos e pedagogas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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