Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/27209

Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O papel do pedagogo no ambiente corporativo: desafios e possibilidades de atuação
Autor(es)/Inventor(es): Lopes, Juliana Torres
Tutor: Amaral, Daniela Patti do
Resumen: Os profissionais formados em Pedagogia, no Brasil, estão inseridos em um contexto de influências e debates acerca de sua identidade profissional que, muitas vezes, não incorporam saberes não escolares ao longo da formação inicial. O presente trabalho investiga os ordenamentos legais que orientam a formação em Pedagogia e busca compreender em diálogo com o ciclo de políticas, o silenciamento ou não de determinadas questões curriculares. Nesse contexto, o debate acerca da identidade do Pedagogo surge como um ponto central para fortalecer a discussão curricular e a inclusão da educação não escolar. Buscamos analisar o campo da Pedagogia Corporativa e seus aspectos de modo a responder a questão central do trabalho, que visa relacionar a formação inicial na Pedagogia com a atuação profissional em ambientes corporativos. Essa discussão envolve temas como treinamento, desenvolvimento, habilidades pedagógicas e a aplicação desses conhecimentos em ambientes empresariais em diálogo com o campo educacional. Para explorar a atuação do Pedagogo, o percurso metodológico utilizado contou com a aplicação de questionários, trazendo materialidade à pesquisa e respondendo aos questionamentos levantados ao longo da construção dos primeiros capítulos. Isso permitiu investigar as atividades dos egressos do curso de Pedagogia em suas atuações corporativas e compreender como utilizavam os conhecimentos desenvolvidos na formação inicial para solucionar questões de um ambiente que inicialmente desconhecido. Conclui-se que os resultados trazidos pela pesquisa apontam para um campo frutífero de atuação do pedagogo e que reforçam a habilidade do profissional da Pedagogia em atuar dentro das corporações. Contudo, essa atuação demanda maior investigação acadêmica e apoio de profissionais facilitadores, para que discentes e docentes possam se apropriar da discussão sobre a educação não escolar e, consequentemente, da educação corporativa e seu lugar na formação inicial de pedagogos e pedagogas.
Materia: Educação corporativa
Educação não formal
Pedagogia
Formação inicial
Currículo
Identidade profissional
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2-dic-2024
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : LOPES, Juliana Torres. O papel do pedagogo no ambiente corporativo: desafios e possibilidades de atuação. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JTLopes.pdf308.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.