Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/27210

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O projeto político-pedagógico na educação infantil: um estudo de caso em uma creche conveniada carioca
Author(s)/Inventor(s): Lima, Miziany Silva
Advisor: Fernández, Silvina Julia
Abstract: O seguinte trabalho tem como objetivo compreender a importância do Projeto Político Pedagógico (PPP) para uma ONG conveniada que atua como creche na cidade do Rio de Janeiro, bem como analisar e compreender como a sua (in)existência interfere no cotidiano da educação infantil. Foi utilizada a pesquisa qualitativa, análise documental do PPP e da respectiva legislação pertinente, uma entrevista em função de compor um estudo de caso, assim como o relato da minha experiência como docente dessa creche no período de 1 ano e 6 meses (julho de 2017 a dezembro de 2018). A partir das informações obtidas foi realizada uma reflexão sobre a importância do PPP para a escola, e, com base nos resultados, observou-se que esse PPP não era aplicado na prática escolar, sendo elaborado somente devido a uma exigência burocrática da Secretaria de Educação (SEMED), refletindo diretamente os conceitos de educar e cuidar, tratados como mero assistencialismo e não como um direito da criança.
Keywords: Projeto político-pedagógico
Educação infantil
Assistência à infância
Creche
Organizações não-governamentais
Política pública
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 11-Nov-2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: LIMA, Miziany Silva. O projeto político-pedagógico na educação infantil: um estudo de caso em uma creche conveniada carioca. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MSLima.pdf216.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.