Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/27248

Type: Relatório
Title: Oficinas desplugadas para o ensino do pensamento computacional em escolas
Author(s)/Inventor(s): Dias, Angélica Fonseca da Silva
França, Juliana Baptista dos Santos
Abstract: Este artigo apresenta oficinas desplugadas e os fundamentos da área de conhecimento informática na educação, mais especificamente na temática pensamento computacional e a sua implementação no ensino. Este relatório técnico tem por objetivo apresentar estratégias desplugadas para o desenvolvimento lógico e computacional de crianças em idade escolar. Este relatório foi motivado em função da dificuldade enfrentada com o projeto StoryGirl, que visa promover meninas na ciência da computação, mas carece de suporte de infraestrutura adequada de algumas escolas atendidas. Como contribuição deste relatório são destacados os resultados da revisão de literatura sobre oficinas desplugadas, conduzida no Google Scholar para os anos 2023 e 2024.
Abstract: This report presents unplugged workshops and the fundamentals of the area of knowledge in computer science in education, more specifically in the theme of computational thinking and its implementation in teaching. This technical report aims to present unplugged strategies for the logical and computational development of school-age children. This report was motivated by the difficulty faced with the StoryGirl project, which aims to promote girls in computer science, but lacks adequate infrastructure support in some schools served. As a contribution of this report, the results of the literature review on unplugged workshops, conducted in Google Scholar for the years 2023 and 2024, are highlighted.
Keywords: Pensamento computacional
Oficinas desplugadas
Algoritmos
Computational thinking
Unplugged workshops
Algorithms
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Production unit: Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
Instituto de Computação
Publisher: Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
In: Relatório Técnico NCE
Issue: 0125
Issue Date: 4-Aug-2025
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: DIAS, A.; FRANÇA, J. Oficinas desplugadas para o ensino do pensamento computacional em escolas. Rio de Janeiro: UFRJ, NCE, 2025. 25 p. (Relatório Técnico, 01/25).
Appears in Collections:Relatórios

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
01_25.pdf521.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.