Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/27248

Tipo: Relatório
Título: Oficinas desplugadas para o ensino do pensamento computacional em escolas
Autor(es)/Inventor(es): Dias, Angélica Fonseca da Silva
França, Juliana Baptista dos Santos
Resumo: Este artigo apresenta oficinas desplugadas e os fundamentos da área de conhecimento informática na educação, mais especificamente na temática pensamento computacional e a sua implementação no ensino. Este relatório técnico tem por objetivo apresentar estratégias desplugadas para o desenvolvimento lógico e computacional de crianças em idade escolar. Este relatório foi motivado em função da dificuldade enfrentada com o projeto StoryGirl, que visa promover meninas na ciência da computação, mas carece de suporte de infraestrutura adequada de algumas escolas atendidas. Como contribuição deste relatório são destacados os resultados da revisão de literatura sobre oficinas desplugadas, conduzida no Google Scholar para os anos 2023 e 2024.
Resumo: This report presents unplugged workshops and the fundamentals of the area of knowledge in computer science in education, more specifically in the theme of computational thinking and its implementation in teaching. This technical report aims to present unplugged strategies for the logical and computational development of school-age children. This report was motivated by the difficulty faced with the StoryGirl project, which aims to promote girls in computer science, but lacks adequate infrastructure support in some schools served. As a contribution of this report, the results of the literature review on unplugged workshops, conducted in Google Scholar for the years 2023 and 2024, are highlighted.
Palavras-chave: Pensamento computacional
Oficinas desplugadas
Algoritmos
Computational thinking
Unplugged workshops
Algorithms
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Unidade produtora: Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
Instituto de Computação
Editora: Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
In: Relatório Técnico NCE
Número: 0125
Data de publicação: 4-Ago-2025
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: DIAS, A.; FRANÇA, J. Oficinas desplugadas para o ensino do pensamento computacional em escolas. Rio de Janeiro: UFRJ, NCE, 2025. 25 p. (Relatório Técnico, 01/25).
Aparece nas coleções:Relatórios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
01_25.pdf521.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.