Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/27275

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A maternidade como um objeto de marketing para influenciadoras digitais: uma análise do podcast MaterniDelas
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Stefany Tavares Martins da
Orientador: Barbosa, Marialva Carlos
Coorientador: Marcelino, Marcelo dos Santos
Resumo: Este presente trabalho analisa como a maternidade é utilizada como um produto de marketing por influenciadoras digitais, explorando as interseções entre teorias da comunicação, algoritmos de plataformas e o engajamento do público. O estudo baseia-se em obras atuais para entender a mercantilização da vida materna e a construção de narrativas nas redes sociais. O objeto central analisado é o Podcast “MaterniDelas”. Através desse estudo, foi observado como a exposição da maternidade nas mídias digitais transforma a intimidade em mercadoria, ao mesmo tempo que gera identificação e conexão emocional com o público através de relatos pessoais. Além das questões éticas sobre a exposição, é notado o surgimento de novas perspectivas sobre a maternidade e o ato de maternar, com o objetivo de plataformas digitais. Nesses espaços, elas também encontram acolhimento, identificação, informação - além de se depararem com questões do cotidiano e compartilharem suas vivências, seja de forma coletiva ou individual.
Palavras-chave: Podcasts (MaterniDelas)
Análise do discurso
Redes sociais
Influenciadores digitais
Marketing digital
Maternidade
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 10-Dez-2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Stefany Tavares Martins da. A maternidade como um objetivo de marketing para influenciadoras digitais: uma análise do podcast MaterniDelas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
STMSilva.pdf728.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.