Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/27320

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Coolhunting e marketing na música POP: novas estratégias de conteúdo de vídeo no universo Motomami de Rosalía
Author(s)/Inventor(s): Soares, Jean Thiago Alves
Advisor: Oliveira Júnior, Ribamar José de
Abstract: O trabalho Coolhunting e Marketing na música pop: novas estratégias de conteúdo de vídeo no universo Motomami de Rosalía aborda as conexões entre marketing, estudos de tendências e coolhunting na cultura pop contemporânea. Através de uma busca por entender como uma tendência emerge, o autor percorre diversos tópicos relacionados a marketing e comportamento de consumo, afim de desenvolver uma possível justificativa para um determinado padrão comportamental inédito. A partir das ações inovadoras nos palcos da turnê Motomami World Tour e da estratégia de conteúdo Motomami Live Experience, em parceria com o TikTok, ambas definidas para a divulgação do álbum Motomami, de Rosalía, o autor descama através do comportamento de consumo do público-alvo Gen Z o posicionamento de Rosalía como uma artista trendsetter, revelando a importância do coolhunter para as marcas, uma vez que esse profissional é capaz de indicar insights comportamentais em públicos inovadores, que podem se transformar em estratégias de marketing mais assertivas para as empresas e artistas dentro do contexto de cultura pop. A capacidade de antecipar tendências, aliada ao uso estratégico das plataformas digitais e à criação de conexões autênticas com o público são essenciais para um artista inovador. O trabalho demonstra que o sucesso no mercado atual exige inovação constante, adaptação às mudanças culturais e a habilidade de transformar consumidores em participantes ativos do processo de criação e disseminação de tendências.
Keywords: Estratégias de marketing
Comportamento de consumidor
Música pop internacional
Coolhunting
Tendência
Cultura pop
Geração Z
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::PUBLICIDADE E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 19-Dec-2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SOARES, Jean Thiago Alves. Coolhunting e marketing na música pop: novas estratégias de conteúdo de vídeo no universo Motomami de Rosalía. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JTASoares.pdf934.34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.