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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Oligopólios midiáticos e a luta pelo direito à comunicação
Autor(es)/Inventor(es): Pedrosa, Helio Nelson Santos
Orientador: Barros, Chalini Torquato Gonçalves de
Resumo: O texto analisa a concentração de mídia no Brasil, destacando como grupos familiares consolidaram o controle de diversos meios, como TV, rádio, jornais e plataformas digitais, por meio de integrações vertical, horizontal e diagonal. Essa centralização limita a diversidade e ameaça o pluralismo, moldando a opinião pública e desrespeitando dispositivos constitucionais que proíbem monopólios na comunicação. Também discute o direito à comunicação como essencial à cidadania e democracia, ressaltando desigualdades históricas no fluxo global de informações, onde países do sul global enfrentavam limitações frente aos oligopólios do norte. O Relatório MacBride é citado como marco na luta pela democratização da comunicação e promoção da pluralidade. Por fim, aborda os desafios da legislação brasileira, destacando como lacunas regulatórias perpetuam a concentração midiática, comprometendo a participação cidadã, a diversidade de vozes e o acesso à informação.
Palavras-chave: Meios de comunicação de massa
Controle de comunicação
Monopólios de imprensa
Relatório MacBride
Oligopólios
Direito à informação
Propriedade intelectual
Comunicação
Brasil
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::PUBLICIDADE E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 6-Dez-2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PEDROSA, Helio Nelson Santos. Oligopólios midiáticos e a luta pelo direito à comunicação. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
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