Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/27358

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorJi, Renan-
dc.contributor.authorMoraes, Douglas Vianna de-
dc.date.accessioned2025-10-09T13:17:53Z-
dc.date.available2025-10-11T03:00:09Z-
dc.date.issued2025-07-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/27358-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectPensamento críticopt_BR
dc.titleCopiar ou interpretar: uma análise crítica do material didático “Rio educa”pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2910416457015153pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2022907601111509pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Pires, Carlos-
dc.description.resumoEste trabalho analisa o material didático “Rio Educa”, amplamente utilizado nas escolas municipais do Rio de Janeiro, com foco na interação entre textos literários e a formação de pensamento crítico em alunos do 4o ano do Ensino Fundamental. A pesquisa baseia-se em conceitos como educação problematizadora de Paulo Freire (1970) e as críticas de Marcuschi (1996) sobre a reprodução mecânica de informações, o que o autor chama de “copiação por copiação”. O estudo abrange análises micro, que se debruçam sobre casos isolados e exemplares, e macro, que analisam aspectos gerais de interação literária presentes no material. Os resultados apontam uma predominância de questões alinhadas ao modelo de educação bancária, evidenciando obstáculos na promoção do pensamento crítico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Letras - Japonês

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DVMoraes.pdf828.45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.