Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/27358
| Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título: | Copiar ou interpretar: uma análise crítica do material didático “Rio educa” |
| Autor(es)/Inventor(es): | Moraes, Douglas Vianna de |
| Orientador: | Ji, Renan |
| Coorientador: | Pires, Carlos |
| Resumo: | Este trabalho analisa o material didático “Rio Educa”, amplamente utilizado nas escolas municipais do Rio de Janeiro, com foco na interação entre textos literários e a formação de pensamento crítico em alunos do 4o ano do Ensino Fundamental. A pesquisa baseia-se em conceitos como educação problematizadora de Paulo Freire (1970) e as críticas de Marcuschi (1996) sobre a reprodução mecânica de informações, o que o autor chama de “copiação por copiação”. O estudo abrange análises micro, que se debruçam sobre casos isolados e exemplares, e macro, que analisam aspectos gerais de interação literária presentes no material. Os resultados apontam uma predominância de questões alinhadas ao modelo de educação bancária, evidenciando obstáculos na promoção do pensamento crítico. |
| Palavras-chave: | Material didático Pensamento crítico |
| Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
| Unidade produtora: | Faculdade de Letras |
| Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Data de publicação: | 8-Jul-2025 |
| País de publicação: | Brasil |
| Idioma da publicação: | por |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | Letras - Japonês |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DVMoraes.pdf | 828.45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.