Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/27358

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Copiar ou interpretar: uma análise crítica do material didático “Rio educa”
Autor(es)/Inventor(es): Moraes, Douglas Vianna de
Orientador: Ji, Renan
Coorientador: Pires, Carlos
Resumo: Este trabalho analisa o material didático “Rio Educa”, amplamente utilizado nas escolas municipais do Rio de Janeiro, com foco na interação entre textos literários e a formação de pensamento crítico em alunos do 4o ano do Ensino Fundamental. A pesquisa baseia-se em conceitos como educação problematizadora de Paulo Freire (1970) e as críticas de Marcuschi (1996) sobre a reprodução mecânica de informações, o que o autor chama de “copiação por copiação”. O estudo abrange análises micro, que se debruçam sobre casos isolados e exemplares, e macro, que analisam aspectos gerais de interação literária presentes no material. Os resultados apontam uma predominância de questões alinhadas ao modelo de educação bancária, evidenciando obstáculos na promoção do pensamento crítico.
Palavras-chave: Material didático
Pensamento crítico
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 8-Jul-2025
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Japonês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DVMoraes.pdf828.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.