Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/27457

Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Governança global da Internet: ICANN e a disputa pelo domínio de topo .amazon
Autor(es)/Inventor(es): Santana, Flora de Castro
Tutor: Nunes, Daniel Capecchi
Resumen: Este trabalho analisa a disputa em torno do domínio de topo .amazon no contexto do regime de governança da Internet coordenado pela ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers). A partir da descrição detalhada do processo e das decisões envolvidas, o estudo busca compreender as tensões entre os princípios do modelo multissetorial (multistakeholder), que prega a inclusão de múltiplos grupos de interesse nas tomadas de decisões, e a prática institucional, marcada por exclusões materiais e simbólicas de certos stakeholders, especialmente de grupos historicamente marginalizados. A pesquisa identifica como a ICANN, apesar de se apresentar como uma organização estritamente técnica, exerce funções regulatórias com forte impacto político e social, incluindo decisões que afetam diretamente os direitos de comunidades amazônicas. Ao articular elementos da história da regulação da Internet, do funcionamento interno da ICANN e das contribuições da literatura crítica, o trabalho aponta os limites de legitimidade do modelo multissetorial quando confrontado com realidades assimétricas de poder, participação e acesso.
Materia: Governança de TI
Organização internacional
Participação social
Poder de polícia
Princípio da legitimidade
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO COMERCIAL
Unidade de producción: Faculdade Nacional de Direito
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2025
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SANTANA, Flora de Castro. Governança global da Internet: ICANN e a disputa pelo domínio de topo .amazon. 2025. 162 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.
Aparece en las colecciones: Direito

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FCSantana-min.pdf1.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.