Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/27506

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A eficácia intertemporal da cadeia de custódia da prova: a preservação da cadeia de custódia da prova em fatos anteriores à Lei 13.694/2019
Autor(es)/Inventor(es): Queirós, Fernanda Moraes Dias
Orientador: Malan, Diogo Rudge
Resumo: Este trabalho tem como objetivo central estudar a eficácia intertemporal da cadeia de custódia da prova, analisando o direito intertemporal aplicável aos seus dispositivos, bem como eventual possibilidade de aplicação do instituto para fatos anteriores à sua positivação pela Lei Anticrime, à luz de entendimentos doutrinários e jurisprudenciais. Para tanto, a pesquisa traz a análise histórica da cadeia de custódia, desde a sua primeira regulamentação, até a introdução dos artigos 158-A a 158-F pela Lei n° 13.964/2019 no Código de Processo Penal. Elaborou-se, em seguida, a conceituação do instituto, antes e após a sua colocação na lei processual, bem como a análise pormenorizada rito estabelecido pela legislação para preservação da cadeia de custódia da prova. Na sequência, realizou-se a conceituação de quebra da cadeia de custódia da prova, assim como a explicação das suas consequências para o processo. Após, analisou-se o direito intertemporal aplicável às leis penais, processuais penais e híbridas, e qual seria aplicável ao regramento da cadeia de custódia. Por fim, foram analisados acórdãos do Superior Tribunal de Justiça, que trazem discussões fundamentais acerca do direito intertemporal das regras da cadeia de custódia da prova, bem como sobre a sua eventual observância em fatos anteriores à Lei n° 13.964/2019.
Palavras-chave: Brasil. Superior Tribunal de Justiça
Cadeia de custódia
Direito intertemporal
Nulidade processual
Reforma legislativa
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PROCESSUAL PENAL
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2025
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: QUEIRÓS, Fernanda Moraes Dias. A eficácia intertemporal da cadeia de custódia da prova: a preservação da cadeia de custódia da prova em fatos anteriores à Lei 13.694/2019. 2025. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FMDQueirós-min.pdf586.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.