Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/27570

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Digitalização do mercado de alimentação, o rápido crescimento e popularização do delivery como meio de consumo: uma análise do processo de decisão de compra do consumidor de delivery da categoria sobremesas, bolos e doces e as diferenças entre as gerações Y e Z
Autor(es)/Inventor(es): Candido, Rayner Costa
Orientador: Miranda, Ana Paula Celso de
Resumo: O consumo de itens de alimentação por delivery, através de aplicativos para celulares, tem cada vez mais crescido, com grande destaque no período de pandemia (entre 2020 e 2022), a qual modificou a dinâmica do mercado, em função das restrições de circulação impostas. Portanto, percebendo a relevância de tal modo de consumo, unido a um nicho pouco estudado dentro deste mercado, buscou-se identificar quais são os fatores que levam à decisão de compra de refeições da categoria sobremesas, bolos e doces por meio de plataformas de delivery e às diferenças de hábitos e modos de consumir entre as gerações Y e Z. A fim de atender esse objetivo, foi realizada uma pesquisa de natureza descritiva, com análise de dados quantitativos, coletados através de um questionário online com uma amostra não probabilística em que foram coletadas 71 respostas válidas, analisadas por meio de estatística descritiva. Quanto ao perfil dos respondentes, a amostra foi composta por indivíduos das gerações Y e Z, portanto que possuem entre 14 e 42 anos, com maioria dos respondentes do gênero feminino, grande parte com ensino superior completo ou cursando, todos moradores da região metropolitana do estado do Rio de Janeiro. Como resultados, foi possível identificar que grande parte dos consumidores possuem o aplicativo Ifood (97%), com uma baixa frequência de consumo de itens da categoria estudada (entre 1 a 2 vezes no mês), no processo de busca de informações, foi possível perceber que são considerados fatores como: o conhecimento pessoal sobre as lojas e produtos, nota e comentários de avaliações nos aplicativos, recomendação de amigos e familiares e destaque no aplicativo. Quanto ao processo de avaliação de alternativas, foi percebido que os principais fatores de relevância, são: preço, descrição dos produtos, oferta de cupons de desconto, lojas que já conhece, boas fotos no cardápio e oferta de frete grátis. Não foram encontradas diferenças entre as gerações. Espera se que essa pesquisa possa ajudar donos e tomadores de decisões de lojas da categoria sobremesas, bolos e doces, a formar suas estratégias na gestão de seus negócios.
Palavras-chave: Delivery
Entrega de mercadorias
Comportamento do consumidor
Sobremesas
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CANDIDO, Rayner Costa. Digitalização do mercado de alimentação, o rápido crescimento e popularização do delivery como meio de consumo: uma análise do processo de decisão de compra do consumidor de delivery da categoria sobremesas, bolos e doces e as diferenças entre as gerações Y e Z. 2023. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RCCandido.pdf460.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.