Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/27573
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A influência das plataformas digitais de entrega de alimentação no comportamento dos consumidores do Estado do Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Haddad, Ricardo Sanmartin Perez Leon
Advisor: Pereira, Paulo Cesar Lopes
Abstract: O presente estudo visa estudar e caracterizar o comportamento do consumidor dos aplicativos de entrega de alimentação e quais os principais fatores que afetam a sua utilização recorrente. Para isso, o trabalho explorou aspectos relacionados à motivação de escolha dos aplicativos, usabilidade da tecnologia e fatores relacionados ao pós-compra. A pesquisa é classificada como descritiva e definida como bibliográfica e de levantamento. Para a coleta dos dados, utilizou-se um questionário desenvolvido através do Google Forms e divulgado por meio das redes sociais e rede de contato do autor. A partir dele, foram obtidas 101 respostas, nas quais 96 foram consideradas aptas para a pesquisa após estarem de acordo com requisitos, que seriam apenas os residentes do estado do Rio de Janeiro e que realizaram pedidos em um aplicativo pelo menos uma vez por mês nos últimos 12 meses. Como principais resultados, acerca da motivação, vimos que a “Comodidade”, o “Desejo” e a “Rapidez” são os fatores mais valorizados pelos consumidores. Na usabilidade, a “Navegação Intuitiva” e a “Diversidade” são os mais importantes. No pós-compra, os consumidores reconhecem a importância e da conformidade das informações expostas a ele com o que de fato foi entregue pelo serviço, além da resolução rápida dos possíveis problemas nos pedidos.
Keywords: Comportamento do consumidor
Aplicativos móveis
Consumidores
Consumo
Alimentos
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: HADDAD, Ricardo Sanmartin Perez Leon. A influência das plataformas digitais de entrega de alimentação no comportamento dos consumidores do Estado do Rio de Janeiro. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RSPLHaddad.pdf458.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.