Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/27573

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A influência das plataformas digitais de entrega de alimentação no comportamento dos consumidores do Estado do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Haddad, Ricardo Sanmartin Perez Leon
Orientador: Pereira, Paulo Cesar Lopes
Resumo: O presente estudo visa estudar e caracterizar o comportamento do consumidor dos aplicativos de entrega de alimentação e quais os principais fatores que afetam a sua utilização recorrente. Para isso, o trabalho explorou aspectos relacionados à motivação de escolha dos aplicativos, usabilidade da tecnologia e fatores relacionados ao pós-compra. A pesquisa é classificada como descritiva e definida como bibliográfica e de levantamento. Para a coleta dos dados, utilizou-se um questionário desenvolvido através do Google Forms e divulgado por meio das redes sociais e rede de contato do autor. A partir dele, foram obtidas 101 respostas, nas quais 96 foram consideradas aptas para a pesquisa após estarem de acordo com requisitos, que seriam apenas os residentes do estado do Rio de Janeiro e que realizaram pedidos em um aplicativo pelo menos uma vez por mês nos últimos 12 meses. Como principais resultados, acerca da motivação, vimos que a “Comodidade”, o “Desejo” e a “Rapidez” são os fatores mais valorizados pelos consumidores. Na usabilidade, a “Navegação Intuitiva” e a “Diversidade” são os mais importantes. No pós-compra, os consumidores reconhecem a importância e da conformidade das informações expostas a ele com o que de fato foi entregue pelo serviço, além da resolução rápida dos possíveis problemas nos pedidos.
Palavras-chave: Comportamento do consumidor
Aplicativos móveis
Consumidores
Consumo
Alimentos
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: HADDAD, Ricardo Sanmartin Perez Leon. A influência das plataformas digitais de entrega de alimentação no comportamento dos consumidores do Estado do Rio de Janeiro. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RSPLHaddad.pdf458.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.