Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/27610

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Demandas criminais punitivas em tempos de mídias sociais: até que ponto a condenação social influencia na judicial
Autor(es)/Inventor(es): Batista, Renata Frazão
Orientador: Santoro, Antonio Eduardo Ramires
Resumo: O presente trabalho aborda a intersecção entre as demandas punitivas no contexto criminal e o impacto das mídias sociais sobre as publicações sociais e judiciais. Desse modo, o objetivo principal dessa monografia é analisar até que ponto a exposição e o julgamento público nas plataformas digitais influenciam as decisões judiciais, pois embora as mídias sociais desempenhem um papel importante na formação da opinião pública, elas também trazem desafios consideráveis para a justiça, tendo em vista o seu poder de influência. Neste sentido, a exposição pública de um caso nas redes sociais pode gerar preconceitos e julgamentos antecipados. Como efeito, tal exposição pode prejudicar a imparcialidade que é essencial no Tribunal do Júri.
Palavras-chave: Mídia social
Opinião pública
Princípio da inocência
Processo penal
Tribunal do júri
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PROCESSUAL PENAL
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2025
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BATISTA, Renata Frazão. Demandas criminais punitivas em tempos de mídias sociais: até que ponto a condenação social influencia na judicial. 2025. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RFBatista.pdf477.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.