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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O mito esportivo e o discurso midiático: o caso Bruno
Autor(es)/Inventor(es): Pecis, Luiz Fernando Ecard
Orientador: Coutinho, Eduardo Granja
Resumo: Observa o papel da imprensa na criação e manutenção de mitos no cenário esportivo nacional. Como objeto específico de análise, foi escolhido Bruno, exgoleiro do Flamengo que, por ter se envolvido em uma polêmica que transcende os fatores futebolísticos dentro de campo, exemplifica perfeitamente a complexa relação entre público, ídolo e os responsáveis pela cobertura do dia a dia do esporte mais aclamado pelas massas em todo o país. A discussão, entretanto, parte desde o ponto em que o jogador ainda era pouco conhecido no futebol brasileiro para então tentar explicar o que ajudou a transformar mais um atleta de origem humilde em fenômeno midiático de grandes proporções. E, com essa base estabelecida, a intenção é provar que, uma vez que o ídolo foi aceito como tal pela sociedade, até mesmo a maior das polêmicas serve como combustível para que se renove de alguma forma a aura mitológica nele contida.
Palavras-chave: Futebol
Meios de comunicação de massa
Mitos
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 8-Dez-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PECIS, Luiz Fernando Ecard. O mito esportivo e o discurso midiático: o caso Bruno. 2010. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

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