Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/27690

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Uma análise sobre os 30 anos dos fundos imobiliários no Brasil: dos avanços no marco regulatório à consolidação do setor
Author(s)/Inventor(s): Santos, Guilherme dos Reis
Advisor: Martins, Norberto Montani
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo analisar o processo de desenvolvimento do mercado de fundos de investimento imobiliário no Brasil ao longo dos 30 anos de sua existência completados em junho de 2023. Procurou-se traçar um panorama histórico com os principais fatos que corroboraram para que a partir de 2018 esse tipo de fundo se tornasse popular entre os investidores. A partir da apresentação das mudanças regulatórias tanto na legislação brasileira de mercados mobiliários e, consequentemente, dos marcos regulatórios dos FIIs, buscou-se examinar os efeitos da legislação sobre os FIIs no mercado de capitais, bem como o seu comportamento diante das fases que se desdobraram de acordo com o nível de atividade econômica do Brasil e do Mundo. Nesse sentido, foi possível verificar um crescimento vertiginoso no número de investidores pessoas físicas, volume negociado, quantidade de fundos em atividade, evolução do mercado primário e secundário etc, a partir de 2018. As conclusões indicaram a importância dos FIIs na sociedade brasileira, sobretudo para o setor da construção civil ao se tornar uma forma de captação de recursos que incentivou a retomada da atividade e para investidores que buscam diversificar o seu portfólio em ativos relacionados ao Real Estate.
Keywords: Crédito imobiliário
Regulação
Fundos de investimentos
Mercado de capitais
Investimentos
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 21-Aug-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SANTOS, Guilherme dos Reis. Uma análise sobre os 30 anos dos fundos imobiliários no Brasil: dos avanços no marco regulatório à consolidação do setor. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GRSantos.pdf739.05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.