Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/27690

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Uma análise sobre os 30 anos dos fundos imobiliários no Brasil: dos avanços no marco regulatório à consolidação do setor
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Guilherme dos Reis
Orientador: Martins, Norberto Montani
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar o processo de desenvolvimento do mercado de fundos de investimento imobiliário no Brasil ao longo dos 30 anos de sua existência completados em junho de 2023. Procurou-se traçar um panorama histórico com os principais fatos que corroboraram para que a partir de 2018 esse tipo de fundo se tornasse popular entre os investidores. A partir da apresentação das mudanças regulatórias tanto na legislação brasileira de mercados mobiliários e, consequentemente, dos marcos regulatórios dos FIIs, buscou-se examinar os efeitos da legislação sobre os FIIs no mercado de capitais, bem como o seu comportamento diante das fases que se desdobraram de acordo com o nível de atividade econômica do Brasil e do Mundo. Nesse sentido, foi possível verificar um crescimento vertiginoso no número de investidores pessoas físicas, volume negociado, quantidade de fundos em atividade, evolução do mercado primário e secundário etc, a partir de 2018. As conclusões indicaram a importância dos FIIs na sociedade brasileira, sobretudo para o setor da construção civil ao se tornar uma forma de captação de recursos que incentivou a retomada da atividade e para investidores que buscam diversificar o seu portfólio em ativos relacionados ao Real Estate.
Palavras-chave: Crédito imobiliário
Regulação
Fundos de investimentos
Mercado de capitais
Investimentos
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 21-Ago-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SANTOS, Guilherme dos Reis. Uma análise sobre os 30 anos dos fundos imobiliários no Brasil: dos avanços no marco regulatório à consolidação do setor. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GRSantos.pdf739.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.