Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/27692

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Escutar adolescentes como experiência formativa : narrativas de um percurso
Author(s)/Inventor(s): Barbosa, Beatriz Brasil
Advisor: Carneiro, Cristiana
Abstract: Esta monografia tem como objetivo descrever e analisar uma experiência vivida em um projeto de pesquisa realizado no contexto do retorno às aulas presenciais após o período de isolamento social causado pela pandemia de COVID-19, em uma turma de ensino médio de uma escola pública localizada na zona sul do Rio de Janeiro. A participação como cronista consistiu em observar e registrar as falas, gestos e silêncios dos encontros realizados com os alunos, que foram posteriormente elaborados em narrativas inspiradas na metodologia de escrita de crônicas (Broide; Broide, 2016). Os encontros foram organizados em rodas de conversa, criando um espaço de escuta e acolhimento, no qual os alunos puderam expressar suas experiências, sentimentos e desafios diante do retorno presencial. Esse contexto, como destacam Carneiro et al. (2023), exigiu das escolas processos de reinvenção pedagógica, emocional e social, impactando profundamente os alunos e suas formas de se relacionarem com a escola. A experiência contribuiu para ressignificar a prática docente em formação, destacando a importância da escuta sensível e do reconhecimento da singularidade de cada aluno como elementos centrais no processo educativo (Coutinho; Carneiro; Salgueiro, 2018).
Keywords: Pandemias
Ensino médio
Formação docente
Prática educativa e formação docente
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 6-Aug-2025
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: BARBOSA, Beatriz Brasil. Escutar adolescentes como experiência formativa: narrativas de um percurso. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BBarbosa.pdf556.65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.