Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/27694

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFernández, Silvina Julia-
dc.contributor.authorSilva, Suelen de Melo-
dc.date.accessioned2025-11-14T17:22:41Z-
dc.date.available2025-11-16T03:00:12Z-
dc.date.issued2025-08-25-
dc.identifier.citationSILVA, Suelen de Melo. O papel da gestão escolar nas ações de diferenciação pedagógicas dentro e fora da sala de aula. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/27694-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectProjeto político-pedagógicopt_BR
dc.titleO papel da gestão escolar nas ações de diferenciação pedagógicas dentro e fora da sala de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4031711541635511pt_BR
dc.contributor.referee1Moehlecke, Sabrina-
dc.contributor.referee2Arendhart, Deise-
dc.description.resumoEsse estudo tem como objetivo analisar como se dá o processo organizacional escolar considerando a heterogeneidade discente dentro e fora da sala de aula e como a ausência/presença da gestão com relação aos professores impactam os processos educativos. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, mais especificamente, um estudo de caso, no qual, através de entrevistas, registramos relatos de uma professora e uma gestora de uma escola de preferência, localizada na zona norte do Rio de Janeiro, buscando ouvir essas profissionais, o que evidenciou como suas contribuições, por meio de uma participação ativa, podem melhorar o atendimento escolar à comunidade e aos/às estudantes. Esse estudo manifestou aspectos positivos dos efeitos de uma gestão democrática e participativa compreendendo a responsabilidade nos processos de aprendizagem e desempenho dos alunos como um ato de comprometimento social e de reconhecimento da importância de uma escuta disponível.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SMSilva.pdf319.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.