Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/27694

Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O papel da gestão escolar nas ações de diferenciação pedagógicas dentro e fora da sala de aula
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Suelen de Melo
Tutor: Fernández, Silvina Julia
Resumen: Esse estudo tem como objetivo analisar como se dá o processo organizacional escolar considerando a heterogeneidade discente dentro e fora da sala de aula e como a ausência/presença da gestão com relação aos professores impactam os processos educativos. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, mais especificamente, um estudo de caso, no qual, através de entrevistas, registramos relatos de uma professora e uma gestora de uma escola de preferência, localizada na zona norte do Rio de Janeiro, buscando ouvir essas profissionais, o que evidenciou como suas contribuições, por meio de uma participação ativa, podem melhorar o atendimento escolar à comunidade e aos/às estudantes. Esse estudo manifestou aspectos positivos dos efeitos de uma gestão democrática e participativa compreendendo a responsabilidade nos processos de aprendizagem e desempenho dos alunos como um ato de comprometimento social e de reconhecimento da importância de uma escuta disponível.
Materia: Gestão escolar
Educação infantil
Projeto político-pedagógico
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 25-ago-2025
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SILVA, Suelen de Melo. O papel da gestão escolar nas ações de diferenciação pedagógicas dentro e fora da sala de aula. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SMSilva.pdf319.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.