Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/27694

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O papel da gestão escolar nas ações de diferenciação pedagógicas dentro e fora da sala de aula
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Suelen de Melo
Orientador: Fernández, Silvina Julia
Resumo: Esse estudo tem como objetivo analisar como se dá o processo organizacional escolar considerando a heterogeneidade discente dentro e fora da sala de aula e como a ausência/presença da gestão com relação aos professores impactam os processos educativos. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, mais especificamente, um estudo de caso, no qual, através de entrevistas, registramos relatos de uma professora e uma gestora de uma escola de preferência, localizada na zona norte do Rio de Janeiro, buscando ouvir essas profissionais, o que evidenciou como suas contribuições, por meio de uma participação ativa, podem melhorar o atendimento escolar à comunidade e aos/às estudantes. Esse estudo manifestou aspectos positivos dos efeitos de uma gestão democrática e participativa compreendendo a responsabilidade nos processos de aprendizagem e desempenho dos alunos como um ato de comprometimento social e de reconhecimento da importância de uma escuta disponível.
Palavras-chave: Gestão escolar
Educação infantil
Projeto político-pedagógico
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 25-Ago-2025
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Suelen de Melo. O papel da gestão escolar nas ações de diferenciação pedagógicas dentro e fora da sala de aula. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SMSilva.pdf319.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.