Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2771
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dc.contributor.advisorArenhart, Deise-
dc.contributor.authorSaboya, Déborah Carneiro-
dc.date.accessioned2017-08-31T22:09:11Z-
dc.date.available2017-09-02T03:00:20Z-
dc.date.issued2016-12-
dc.identifier.citationSABOYA, Déborah Carneiro. “Escreve aí”: reflexões sobre a linguagem como eixo do trabalho pedagógico na pré-escola a partir de uma experiência de estágio. 2016. 82 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2771-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectAquisição da linguagempt_BR
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.title“Escreve aí!”: reflexões sobre a linguagem como eixo do trabalho pedagógico na pré-escola a partir de uma experiência de estágiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5887497111241761pt_BR
dc.contributor.referee1Guimarães, Daniela de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5201077923193760pt_BR
dc.contributor.referee2Corsino, Patricia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5540561339414541pt_BR
dc.description.resumoAnalisa minha experiência de estágio e compreender teoricamente os sentidos e possibilidades de um trabalho pedagógico na educação infantil que tenha como eixo a linguagem, especificamente, o desenho, a linguagem oral e a linguagem escrita. Tal pesquisa possui uma abordagem qualitativa, de matriz interpretativa, assumindo a forma de Ex-post-facto e se configura através de um levantamento bibliográfico e eletrônico, da observação-participante e do caderno de campo do processo de estágio e, também, das fotografias (de autoria das crianças e minha). Me distancio para refletir o trabalho desenvolvido por mim no estágio, aprofundando o olhar a partir de um recorte que se torna meu objeto de pesquisa, os processos de produção das linguagens oral, escrita e desenho pelas crianças. Assim, o trabalho realizado durante o período de estágio possibilitou a ressignificação do desenho e do momento da “hora do desenho” para as crianças, do mesmo modo que potencializou a manifestação das linguagens oral e escrita. As crianças transitaram entre os momentos de “escreve aí” e “deixa eu escrever” e começaram a se interessar pela escrita de algumas palavras. Que esta pesquisa seja relevante para uma reflexão sobre o papel do professor das crianças pequenas, permitindo-se escutá-las num caminho diferente de um trabalho característico do ensino fundamental. Que esta pesquisa possa provocar outras, além de diferentes olhares para o estágio da graduação, e uma verdadeira escuta para as crianças pequenas da educação infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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