Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/2771
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Arenhart, Deise | - |
dc.contributor.author | Saboya, Déborah Carneiro | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-31T22:09:11Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:51Z | - |
dc.date.issued | 2016-12 | - |
dc.identifier.citation | SABOYA, Déborah Carneiro. “Escreve aí”: reflexões sobre a linguagem como eixo do trabalho pedagógico na pré-escola a partir de uma experiência de estágio. 2016. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/2771 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Aquisição da linguagem | pt_BR |
dc.subject | Desenho | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.title | “Escreve aí!”: reflexões sobre a linguagem como eixo do trabalho pedagógico na pré-escola a partir de uma experiência de estágio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5887497111241761 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Guimarães, Daniela de Oliveira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5201077923193760 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Corsino, Patricia | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5540561339414541 | pt_BR |
dc.description.resumo | Analisa minha experiência de estágio e compreender teoricamente os sentidos e possibilidades de um trabalho pedagógico na educação infantil que tenha como eixo a linguagem, especificamente, o desenho, a linguagem oral e a linguagem escrita. Tal pesquisa possui uma abordagem qualitativa, de matriz interpretativa, assumindo a forma de Ex-post-facto e se configura através de um levantamento bibliográfico e eletrônico, da observação-participante e do caderno de campo do processo de estágio e, também, das fotografias (de autoria das crianças e minha). Me distancio para refletir o trabalho desenvolvido por mim no estágio, aprofundando o olhar a partir de um recorte que se torna meu objeto de pesquisa, os processos de produção das linguagens oral, escrita e desenho pelas crianças. Assim, o trabalho realizado durante o período de estágio possibilitou a ressignificação do desenho e do momento da “hora do desenho” para as crianças, do mesmo modo que potencializou a manifestação das linguagens oral e escrita. As crianças transitaram entre os momentos de “escreve aí” e “deixa eu escrever” e começaram a se interessar pela escrita de algumas palavras. Que esta pesquisa seja relevante para uma reflexão sobre o papel do professor das crianças pequenas, permitindo-se escutá-las num caminho diferente de um trabalho característico do ensino fundamental. Que esta pesquisa possa provocar outras, além de diferentes olhares para o estágio da graduação, e uma verdadeira escuta para as crianças pequenas da educação infantil. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DCSABOYA.pdf | 1.69 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.