Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/2771
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | “Escreve aí!”: reflexões sobre a linguagem como eixo do trabalho pedagógico na pré-escola a partir de uma experiência de estágio |
Autor(es)/Inventor(es): | Saboya, Déborah Carneiro |
Orientador: | Arenhart, Deise |
Resumo: | Analisa minha experiência de estágio e compreender teoricamente os sentidos e possibilidades de um trabalho pedagógico na educação infantil que tenha como eixo a linguagem, especificamente, o desenho, a linguagem oral e a linguagem escrita. Tal pesquisa possui uma abordagem qualitativa, de matriz interpretativa, assumindo a forma de Ex-post-facto e se configura através de um levantamento bibliográfico e eletrônico, da observação-participante e do caderno de campo do processo de estágio e, também, das fotografias (de autoria das crianças e minha). Me distancio para refletir o trabalho desenvolvido por mim no estágio, aprofundando o olhar a partir de um recorte que se torna meu objeto de pesquisa, os processos de produção das linguagens oral, escrita e desenho pelas crianças. Assim, o trabalho realizado durante o período de estágio possibilitou a ressignificação do desenho e do momento da “hora do desenho” para as crianças, do mesmo modo que potencializou a manifestação das linguagens oral e escrita. As crianças transitaram entre os momentos de “escreve aí” e “deixa eu escrever” e começaram a se interessar pela escrita de algumas palavras. Que esta pesquisa seja relevante para uma reflexão sobre o papel do professor das crianças pequenas, permitindo-se escutá-las num caminho diferente de um trabalho característico do ensino fundamental. Que esta pesquisa possa provocar outras, além de diferentes olhares para o estágio da graduação, e uma verdadeira escuta para as crianças pequenas da educação infantil. |
Palavras-chave: | Educação infantil Aquisição da linguagem Desenho Crianças |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Dez-2016 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | SABOYA, Déborah Carneiro. “Escreve aí”: reflexões sobre a linguagem como eixo do trabalho pedagógico na pré-escola a partir de uma experiência de estágio. 2016. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DCSABOYA.pdf | 1.69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.