Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2771
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: “Escreve aí!”: reflexões sobre a linguagem como eixo do trabalho pedagógico na pré-escola a partir de uma experiência de estágio
Author(s)/Inventor(s): Saboya, Déborah Carneiro
Advisor: Arenhart, Deise
Abstract: Analisa minha experiência de estágio e compreender teoricamente os sentidos e possibilidades de um trabalho pedagógico na educação infantil que tenha como eixo a linguagem, especificamente, o desenho, a linguagem oral e a linguagem escrita. Tal pesquisa possui uma abordagem qualitativa, de matriz interpretativa, assumindo a forma de Ex-post-facto e se configura através de um levantamento bibliográfico e eletrônico, da observação-participante e do caderno de campo do processo de estágio e, também, das fotografias (de autoria das crianças e minha). Me distancio para refletir o trabalho desenvolvido por mim no estágio, aprofundando o olhar a partir de um recorte que se torna meu objeto de pesquisa, os processos de produção das linguagens oral, escrita e desenho pelas crianças. Assim, o trabalho realizado durante o período de estágio possibilitou a ressignificação do desenho e do momento da “hora do desenho” para as crianças, do mesmo modo que potencializou a manifestação das linguagens oral e escrita. As crianças transitaram entre os momentos de “escreve aí” e “deixa eu escrever” e começaram a se interessar pela escrita de algumas palavras. Que esta pesquisa seja relevante para uma reflexão sobre o papel do professor das crianças pequenas, permitindo-se escutá-las num caminho diferente de um trabalho característico do ensino fundamental. Que esta pesquisa possa provocar outras, além de diferentes olhares para o estágio da graduação, e uma verdadeira escuta para as crianças pequenas da educação infantil.
Keywords: Educação infantil
Aquisição da linguagem
Desenho
Crianças
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Dec-2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SABOYA, Déborah Carneiro. “Escreve aí”: reflexões sobre a linguagem como eixo do trabalho pedagógico na pré-escola a partir de uma experiência de estágio. 2016. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DCSABOYA.pdf1.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.