Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/27772
Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Arenhart, Deise | - |
| dc.contributor.author | Corrêa, Maria Eduarda de Oliveira | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-26T18:09:31Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-28T03:00:12Z | - |
| dc.date.issued | 2025-08-11 | - |
| dc.identifier.citation | CORRÊA, Maria Eduarda de Oliveira. Arte na primeira infância: linguagens artísticas no processo formativo de crianças pequenas no ambiente escolar e no projeto de arte-educação. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/27772 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
| dc.subject | Formação docente | pt_BR |
| dc.subject | Primeira infância | pt_BR |
| dc.subject | Arte educação | pt_BR |
| dc.title | Arte na primeira infância : linguagens artísticas no processo formativo de crianças pequenas no ambiente escolar e no projeto de arte-educação | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5887497111241761 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Pereira, Erika Jennifer Honorio | - |
| dc.contributor.referee2 | Cardoso Júnior, Wilson | - |
| dc.description.resumo | Ao me deparar com as reações reluzentes de crianças ao serem livres para se expressar artisticamente durante seus processos criativos e expressivos, e percebendo a importância da presença do adulto como mediador, surge a necessidade de refletir sobre as múltiplas linguagens artísticas presentes na infância e, consequentemente, na prática docente. A pesquisa se desenvolve com base em estudos teóricos e na análise de experiências vividas em uma creche municipal e em um projeto social e voluntário de arteeducação, abordando a implementação de atividades artísticas no cotidiano escolar e não-escolar e suas implicações no aprendizado e desenvolvimento das crianças. Assim, esse estudo discute a importância das múltiplas linguagens artísticas presentes nesses ambientes educacionais para o desenvolvimento formativo na primeira infância. Mais especificamente, a pesquisa quer olhar para situações pedagógicas focadas nas linguagens artísticas, buscando perceber se as propostas e mediações da professora favorecem a criação artística e a experiência estética. A monografia indica a necessidade de incorporar a arte como componente essencial na formação integral das crianças, promovendo uma educação mais humanizada e conectada com as múltiplas expressões culturais. Para tanto, também indica a importância da formação artística docente, destacando como a capacitação dos educadores em diferentes linguagens artísticas pode enriquecer suas práticas pedagógicas e criar um ambiente educativo mais dinâmico e afetivo. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Appears in Collections: | Pedagogia | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| MECorrea.pdf | 1.08 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.