Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/27772

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorArenhart, Deise-
dc.contributor.authorCorrêa, Maria Eduarda de Oliveira-
dc.date.accessioned2025-11-26T18:09:31Z-
dc.date.available2025-11-28T03:00:12Z-
dc.date.issued2025-08-11-
dc.identifier.citationCORRÊA, Maria Eduarda de Oliveira. Arte na primeira infância: linguagens artísticas no processo formativo de crianças pequenas no ambiente escolar e no projeto de arte-educação. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/27772-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPrimeira infânciapt_BR
dc.subjectArte educaçãopt_BR
dc.titleArte na primeira infância : linguagens artísticas no processo formativo de crianças pequenas no ambiente escolar e no projeto de arte-educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5887497111241761pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Erika Jennifer Honorio-
dc.contributor.referee2Cardoso Júnior, Wilson-
dc.description.resumoAo me deparar com as reações reluzentes de crianças ao serem livres para se expressar artisticamente durante seus processos criativos e expressivos, e percebendo a importância da presença do adulto como mediador, surge a necessidade de refletir sobre as múltiplas linguagens artísticas presentes na infância e, consequentemente, na prática docente. A pesquisa se desenvolve com base em estudos teóricos e na análise de experiências vividas em uma creche municipal e em um projeto social e voluntário de arteeducação, abordando a implementação de atividades artísticas no cotidiano escolar e não-escolar e suas implicações no aprendizado e desenvolvimento das crianças. Assim, esse estudo discute a importância das múltiplas linguagens artísticas presentes nesses ambientes educacionais para o desenvolvimento formativo na primeira infância. Mais especificamente, a pesquisa quer olhar para situações pedagógicas focadas nas linguagens artísticas, buscando perceber se as propostas e mediações da professora favorecem a criação artística e a experiência estética. A monografia indica a necessidade de incorporar a arte como componente essencial na formação integral das crianças, promovendo uma educação mais humanizada e conectada com as múltiplas expressões culturais. Para tanto, também indica a importância da formação artística docente, destacando como a capacitação dos educadores em diferentes linguagens artísticas pode enriquecer suas práticas pedagógicas e criar um ambiente educativo mais dinâmico e afetivo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MECorrea.pdf1.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.