Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/27772
| Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título : | Arte na primeira infância : linguagens artísticas no processo formativo de crianças pequenas no ambiente escolar e no projeto de arte-educação |
| Autor(es)/Inventor(es): | Corrêa, Maria Eduarda de Oliveira |
| Tutor: | Arenhart, Deise |
| Resumen: | Ao me deparar com as reações reluzentes de crianças ao serem livres para se expressar artisticamente durante seus processos criativos e expressivos, e percebendo a importância da presença do adulto como mediador, surge a necessidade de refletir sobre as múltiplas linguagens artísticas presentes na infância e, consequentemente, na prática docente. A pesquisa se desenvolve com base em estudos teóricos e na análise de experiências vividas em uma creche municipal e em um projeto social e voluntário de arteeducação, abordando a implementação de atividades artísticas no cotidiano escolar e não-escolar e suas implicações no aprendizado e desenvolvimento das crianças. Assim, esse estudo discute a importância das múltiplas linguagens artísticas presentes nesses ambientes educacionais para o desenvolvimento formativo na primeira infância. Mais especificamente, a pesquisa quer olhar para situações pedagógicas focadas nas linguagens artísticas, buscando perceber se as propostas e mediações da professora favorecem a criação artística e a experiência estética. A monografia indica a necessidade de incorporar a arte como componente essencial na formação integral das crianças, promovendo uma educação mais humanizada e conectada com as múltiplas expressões culturais. Para tanto, também indica a importância da formação artística docente, destacando como a capacitação dos educadores em diferentes linguagens artísticas pode enriquecer suas práticas pedagógicas e criar um ambiente educativo mais dinâmico e afetivo. |
| Materia: | Educação infantil Práticas pedagógicas Formação docente Primeira infância Arte educação |
| Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
| Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Fecha de publicación: | 11-ago-2025 |
| País de edición : | Brasil |
| Idioma de publicación: | por |
| Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
| Citación : | CORRÊA, Maria Eduarda de Oliveira. Arte na primeira infância: linguagens artísticas no processo formativo de crianças pequenas no ambiente escolar e no projeto de arte-educação. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. |
| Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MECorrea.pdf | 1.08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.