Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/27772

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Arte na primeira infância : linguagens artísticas no processo formativo de crianças pequenas no ambiente escolar e no projeto de arte-educação
Autor(es)/Inventor(es): Corrêa, Maria Eduarda de Oliveira
Orientador: Arenhart, Deise
Resumo: Ao me deparar com as reações reluzentes de crianças ao serem livres para se expressar artisticamente durante seus processos criativos e expressivos, e percebendo a importância da presença do adulto como mediador, surge a necessidade de refletir sobre as múltiplas linguagens artísticas presentes na infância e, consequentemente, na prática docente. A pesquisa se desenvolve com base em estudos teóricos e na análise de experiências vividas em uma creche municipal e em um projeto social e voluntário de arteeducação, abordando a implementação de atividades artísticas no cotidiano escolar e não-escolar e suas implicações no aprendizado e desenvolvimento das crianças. Assim, esse estudo discute a importância das múltiplas linguagens artísticas presentes nesses ambientes educacionais para o desenvolvimento formativo na primeira infância. Mais especificamente, a pesquisa quer olhar para situações pedagógicas focadas nas linguagens artísticas, buscando perceber se as propostas e mediações da professora favorecem a criação artística e a experiência estética. A monografia indica a necessidade de incorporar a arte como componente essencial na formação integral das crianças, promovendo uma educação mais humanizada e conectada com as múltiplas expressões culturais. Para tanto, também indica a importância da formação artística docente, destacando como a capacitação dos educadores em diferentes linguagens artísticas pode enriquecer suas práticas pedagógicas e criar um ambiente educativo mais dinâmico e afetivo.
Palavras-chave: Educação infantil
Práticas pedagógicas
Formação docente
Primeira infância
Arte educação
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 11-Ago-2025
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CORRÊA, Maria Eduarda de Oliveira. Arte na primeira infância: linguagens artísticas no processo formativo de crianças pequenas no ambiente escolar e no projeto de arte-educação. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MECorrea.pdf1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.