Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/27772
| Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título: | Arte na primeira infância : linguagens artísticas no processo formativo de crianças pequenas no ambiente escolar e no projeto de arte-educação |
| Autor(es)/Inventor(es): | Corrêa, Maria Eduarda de Oliveira |
| Orientador: | Arenhart, Deise |
| Resumo: | Ao me deparar com as reações reluzentes de crianças ao serem livres para se expressar artisticamente durante seus processos criativos e expressivos, e percebendo a importância da presença do adulto como mediador, surge a necessidade de refletir sobre as múltiplas linguagens artísticas presentes na infância e, consequentemente, na prática docente. A pesquisa se desenvolve com base em estudos teóricos e na análise de experiências vividas em uma creche municipal e em um projeto social e voluntário de arteeducação, abordando a implementação de atividades artísticas no cotidiano escolar e não-escolar e suas implicações no aprendizado e desenvolvimento das crianças. Assim, esse estudo discute a importância das múltiplas linguagens artísticas presentes nesses ambientes educacionais para o desenvolvimento formativo na primeira infância. Mais especificamente, a pesquisa quer olhar para situações pedagógicas focadas nas linguagens artísticas, buscando perceber se as propostas e mediações da professora favorecem a criação artística e a experiência estética. A monografia indica a necessidade de incorporar a arte como componente essencial na formação integral das crianças, promovendo uma educação mais humanizada e conectada com as múltiplas expressões culturais. Para tanto, também indica a importância da formação artística docente, destacando como a capacitação dos educadores em diferentes linguagens artísticas pode enriquecer suas práticas pedagógicas e criar um ambiente educativo mais dinâmico e afetivo. |
| Palavras-chave: | Educação infantil Práticas pedagógicas Formação docente Primeira infância Arte educação |
| Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
| Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Data de publicação: | 11-Ago-2025 |
| País de publicação: | Brasil |
| Idioma da publicação: | por |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Citação: | CORRÊA, Maria Eduarda de Oliveira. Arte na primeira infância: linguagens artísticas no processo formativo de crianças pequenas no ambiente escolar e no projeto de arte-educação. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. |
| Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MECorrea.pdf | 1.08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.