Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/27808
| Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título : | Brincar para resistir : a brincadeira como resistência cultural e identidade indígena na aldeia MARAKA’NÀ |
| Autor(es)/Inventor(es): | Ferreira, Thais de Amorim |
| Tutor: | Silva, Rita de Cássia de Oliveira e |
| Resumen: | Este trabalho faz parte de uma pesquisa de caráter narrativo-autobiográfico, fundamentado na metodologia de Graça Reis (2023), que valoriza a pluralidade dos saberes e das experiências. A pesquisa foi desenvolvida a partir da vivência da autora na Aldeia Maraka’nà, um território indígena situado em contexto urbano. Sendo assim, teve como objetivo principal identificar as principais brincadeiras presentes no cotidiano das crianças das etnias Guajajara e Potiguara, compreendendo como essas práticas lúdicas expressam modos próprios de existir e transmitir conhecimento. O trabalho dialoga teoricamente com Antônio Bispo dos Santos (2023), Ailton Krenak (2019) e Daniel Munduruku (2018) cujas as contribuições aprofundam a compreensão das territorialidades, das ancestralidades, das infâncias indígenas e da forma de existência que atravessa a pesquisa. Além disso, relaciona momentos da vivência com os conceitos de Rufino (2019) com a Pedagogia da Encruzilhada e Pacheco (2006) com a Pedagogia Griô. Desta forma, o trabalho reconhece a brincadeira como elemento central da identidade indígena, entendendo-a como prática de resistência cultural e transmissão de saberes. |
| Materia: | Indígenas na cultura popular Cultura Resistência |
| Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
| Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Fecha de publicación: | 10-nov-2025 |
| País de edición : | Brasil |
| Idioma de publicación: | por |
| Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
| Citación : | FERREIRA, Thais de Amorim. Brincar para resistir: a brincadeira como resistência cultural e identidade indígena na aldeia MARAKA’NÀ. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. |
| Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TAFerreira.pdf | 2.84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.