Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/27808

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Brincar para resistir : a brincadeira como resistência cultural e identidade indígena na aldeia MARAKA’NÀ
Autor(es)/Inventor(es): Ferreira, Thais de Amorim
Orientador: Silva, Rita de Cássia de Oliveira e
Resumo: Este trabalho faz parte de uma pesquisa de caráter narrativo-autobiográfico, fundamentado na metodologia de Graça Reis (2023), que valoriza a pluralidade dos saberes e das experiências. A pesquisa foi desenvolvida a partir da vivência da autora na Aldeia Maraka’nà, um território indígena situado em contexto urbano. Sendo assim, teve como objetivo principal identificar as principais brincadeiras presentes no cotidiano das crianças das etnias Guajajara e Potiguara, compreendendo como essas práticas lúdicas expressam modos próprios de existir e transmitir conhecimento. O trabalho dialoga teoricamente com Antônio Bispo dos Santos (2023), Ailton Krenak (2019) e Daniel Munduruku (2018) cujas as contribuições aprofundam a compreensão das territorialidades, das ancestralidades, das infâncias indígenas e da forma de existência que atravessa a pesquisa. Além disso, relaciona momentos da vivência com os conceitos de Rufino (2019) com a Pedagogia da Encruzilhada e Pacheco (2006) com a Pedagogia Griô. Desta forma, o trabalho reconhece a brincadeira como elemento central da identidade indígena, entendendo-a como prática de resistência cultural e transmissão de saberes.
Palavras-chave: Indígenas na cultura popular
Cultura
Resistência
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 10-Nov-2025
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FERREIRA, Thais de Amorim. Brincar para resistir: a brincadeira como resistência cultural e identidade indígena na aldeia MARAKA’NÀ. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TAFerreira.pdf2.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.