Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/27833
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | English around me: análise de um material didático para o ensino de inglês com foco na contestação de valores culturais hegemônicos e na valorização de identidades brasileiras |
| Author(s)/Inventor(s): | Rodrigues, Rahmiel Cordeiro |
| Advisor: | Tilio, Rogério Casanovas |
| Abstract: | O ensino de inglês como língua adicional tem sido reconfigurado na contemporaneidade por abordagens críticas que buscam romper com modelos pedagógicos hegemônicos e responder às demandas de contextos cultural e linguisticamente diversos (KUMARAVADIVELU, 2012; PENNYCOOK; MAKONI, 2020). Este trabalho apresenta uma proposta de ensino de inglês inicial à luz do Letramento Sociointeracional Crítico (LSC) (TILIO, 2015, 2019), pedagogia que compreende a linguagem como prática social e propõe o desenvolvimento de letramentos mediados por práticas situadas, críticas e transformadoras. Para tanto, analiso uma tarefa avaliativa implementada no curso Inglês 1 do projeto de extensão CLAC (Curso de Línguas Abertos à Comunidade) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A tarefa integra o Projeto Temático de Multiletramentos Críticos (PTMC) English Around Me, que tem como objetivo fomentar reflexões sobre as relações entre língua inglesa, identidade linguística e processos de construção de sentido em contextos marcados pela expansão do inglês como língua internacional (MCKAY, 2012; FIGUEIREDO, 2019). A análise é orientada pelos quatro eixos pedagógicos do LSC — prática situada, instrução, postura crítica e prática transformadora (TILIO, 2021) — e busca investigar de que maneira e em que medida o material didático analisado contribui para a valorização das identidades dos aprendizes e a promoção de letramento crítico (CERVETTI et al., 2001; LUKE, 2012). A partir da observação das atividades propostas e de seus enunciados, argumento que materiais fundamentados no LSC podem ampliar o repertório discursivo dos aprendizes e promover aprendizagens socialmente relevantes, potencializando a agência de estudantes brasileiros enquanto usuários críticos da língua inglesa. |
| Keywords: | Ensino de inglês Letramento crítico Identidade linguística Multiletramentos |
| Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
| Production unit: | Faculdade de Letras |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 2025 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | Letras - Inglês |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| RCRodrigues.pdf | 560.81 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.