Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2824
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Repensando a relação entre ídolos e fãs em ambientes marcados pelo emprego das novas tecnologias de comunicação: o estudo de caso de três celebridades brasileiras no Twitter
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Barbara Moraes Gazal e
Orientador: Herschmann, Micael Maiolino
Resumo: Analisa o uso que as celebridades brasileiras fazem do Twitter em um contexto de alta visibilidade característico da sociedade do espetáculo informacional. A interação proporcionada pelo microblog aproxima fãs e ídolos, que aproveitam essa aproximação para gerir sua imagem no ciberespaço. Além de ser um mecanismo de gestão de imagem, o Twitter é utilizado para marcar a presença das celebridades no universo do microblog e também como ferramenta de trabalho das personalidades célebres. O estudo avalia como era a relação entre fãs e ídolos antes do Twitter e como ela se transformou com a adesão do site por parte das celebridades. Foram analisados os perfis de William Bonner, Ivete Sangalo e Luciano Huck e a forma com que cada um gerencia sua página no microblog de acordo com seus objetivos de utilização da ferramenta social; a partir da classificação de seus tweets publicados entre dezembro de 2010 e março de 2011.
Palavras-chave: Tecnologia de informação e comunicação
Redes sociais
Celebridades
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 1-Jul-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Barbara Moraes Gazal e. Repensando a relação entre ídolos e fãs em ambientes marcados pelo emprego das novas tecnologias de comunicação: o estudo de caso de três celebridades brasileiras no Twitter. 81 f. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BMGSilva.pdf1.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.