Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2825
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O uso da avaliação formativa e dos modelos mentais em busca de uma aprendizagem significativa
Author(s)/Inventor(s): Freitas, Ricardo de Oliveira
Advisor: Chaves, Francisco Arthur Braun
Abstract: Apresenta a possibilidade de se utilizar as representações mentais formadas pelos estudantes ao longo do período letivo, em suas tarefas pedagógicas, como um recurso adicional que os professores possam usar para avaliar se seus alunos estão tendo uma aprendizagem significativa. O trabalho é baseado nas teorias de Aprendizagem Significativa de David Ausubel e dos Modelos Mentais de Johson-Laird. Nosso estudo baseou-se numa pesquisa bibliográfica em artigos, revistas e teses, onde se buscou uma forma de interligar as duas teorias através da avaliação formativa. Ao final do trabalho são apresentados alguns exemplos de representações mentais de estudantes de tese de mestrado, tipos de representações mentais, utilizadas por estudantes de física geral, na área de mecânica clássica e possíveis modelos mentais. nessa área, de Maria do Carmo Baptista Lagreca.
Keywords: Ensino de física
Aprendisagem
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Production unit: Instituto de Física
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2005
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROFreitas.pdf2.38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.