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dc.contributor.advisorChaves, Francisco Arthur Braun-
dc.contributor.authorFreitas, Ricardo de Oliveira-
dc.date.accessioned2017-09-15T17:36:49Z-
dc.date.available2017-09-17T03:00:15Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2825-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectAprendisagempt_BR
dc.titleO uso da avaliação formativa e dos modelos mentais em busca de uma aprendizagem significativapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoApresenta a possibilidade de se utilizar as representações mentais formadas pelos estudantes ao longo do período letivo, em suas tarefas pedagógicas, como um recurso adicional que os professores possam usar para avaliar se seus alunos estão tendo uma aprendizagem significativa. O trabalho é baseado nas teorias de Aprendizagem Significativa de David Ausubel e dos Modelos Mentais de Johson-Laird. Nosso estudo baseou-se numa pesquisa bibliográfica em artigos, revistas e teses, onde se buscou uma forma de interligar as duas teorias através da avaliação formativa. Ao final do trabalho são apresentados alguns exemplos de representações mentais de estudantes de tese de mestrado, tipos de representações mentais, utilizadas por estudantes de física geral, na área de mecânica clássica e possíveis modelos mentais. nessa área, de Maria do Carmo Baptista Lagreca.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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