Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/2825
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | O uso da avaliação formativa e dos modelos mentais em busca de uma aprendizagem significativa |
Author(s)/Inventor(s): | Freitas, Ricardo de Oliveira |
Advisor: | Chaves, Francisco Arthur Braun |
Abstract: | Apresenta a possibilidade de se utilizar as representações mentais formadas pelos estudantes ao longo do período letivo, em suas tarefas pedagógicas, como um recurso adicional que os professores possam usar para avaliar se seus alunos estão tendo uma aprendizagem significativa. O trabalho é baseado nas teorias de Aprendizagem Significativa de David Ausubel e dos Modelos Mentais de Johson-Laird. Nosso estudo baseou-se numa pesquisa bibliográfica em artigos, revistas e teses, onde se buscou uma forma de interligar as duas teorias através da avaliação formativa. Ao final do trabalho são apresentados alguns exemplos de representações mentais de estudantes de tese de mestrado, tipos de representações mentais, utilizadas por estudantes de física geral, na área de mecânica clássica e possíveis modelos mentais. nessa área, de Maria do Carmo Baptista Lagreca. |
Keywords: | Ensino de física Aprendisagem |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Production unit: | Instituto de Física |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2005 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ROFreitas.pdf | 2.38 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.