Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/2825
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | O uso da avaliação formativa e dos modelos mentais em busca de uma aprendizagem significativa |
Autor(es)/Inventor(es): | Freitas, Ricardo de Oliveira |
Tutor: | Chaves, Francisco Arthur Braun |
Resumen: | Apresenta a possibilidade de se utilizar as representações mentais formadas pelos estudantes ao longo do período letivo, em suas tarefas pedagógicas, como um recurso adicional que os professores possam usar para avaliar se seus alunos estão tendo uma aprendizagem significativa. O trabalho é baseado nas teorias de Aprendizagem Significativa de David Ausubel e dos Modelos Mentais de Johson-Laird. Nosso estudo baseou-se numa pesquisa bibliográfica em artigos, revistas e teses, onde se buscou uma forma de interligar as duas teorias através da avaliação formativa. Ao final do trabalho são apresentados alguns exemplos de representações mentais de estudantes de tese de mestrado, tipos de representações mentais, utilizadas por estudantes de física geral, na área de mecânica clássica e possíveis modelos mentais. nessa área, de Maria do Carmo Baptista Lagreca. |
Materia: | Ensino de física Aprendisagem |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Unidade de producción: | Instituto de Física |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2005 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Física |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ROFreitas.pdf | 2.38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.