Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/2825
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O uso da avaliação formativa e dos modelos mentais em busca de uma aprendizagem significativa
Autor(es)/Inventor(es): Freitas, Ricardo de Oliveira
Tutor: Chaves, Francisco Arthur Braun
Resumen: Apresenta a possibilidade de se utilizar as representações mentais formadas pelos estudantes ao longo do período letivo, em suas tarefas pedagógicas, como um recurso adicional que os professores possam usar para avaliar se seus alunos estão tendo uma aprendizagem significativa. O trabalho é baseado nas teorias de Aprendizagem Significativa de David Ausubel e dos Modelos Mentais de Johson-Laird. Nosso estudo baseou-se numa pesquisa bibliográfica em artigos, revistas e teses, onde se buscou uma forma de interligar as duas teorias através da avaliação formativa. Ao final do trabalho são apresentados alguns exemplos de representações mentais de estudantes de tese de mestrado, tipos de representações mentais, utilizadas por estudantes de física geral, na área de mecânica clássica e possíveis modelos mentais. nessa área, de Maria do Carmo Baptista Lagreca.
Materia: Ensino de física
Aprendisagem
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Unidade de producción: Instituto de Física
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2005
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ROFreitas.pdf2.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.