Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2826
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMoreira, Lígia Farias-
dc.contributor.authorReis, Edson Dias-
dc.date.accessioned2017-09-15T17:37:44Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:36Z-
dc.date.issued2006-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2826-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.titleFísica nas atividades rústicas aplicando a metodologia de Paulo Freirept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Wilma Machado Soares-
dc.contributor.referee2Souza, João José Fernandes-
dc.contributor.referee3Chaves, Francisco Artur Braun-
dc.description.resumoApresentamos as principais ideias de Paulo Freire e aplicamos sua essência no ensino de conceitos físicos. É importante frisar que alunos do ensino médio público estadual, em escolas de periferias não estão, na realidade, com o conhecimento no patamar desejado. Isso releva a importância da utilização de uma linguagem acessível a condição dos alunos. A questão da motivação, no ensino de física, pode ser desenvolvida utilizando a história da ciência, elementos do cotidiano e a descrição matemática. Em nosso trabalho simulamos uma escola de periferia, onde o público-alvo, na sua maioria, sobrevivem com atividades rústicas. Apresentamos, em uma tabela, alguns elementos motivadores, que são utensílios, geralmente, usados na prática de atividades rústicas. A seguir, montamos duas aulas, onde são desenvolvidos os conceitos físicos e a utilização de material citados nas atividades acima, para demonstração dos mesmos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDReis.pdf4.81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.