Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/2826
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Física nas atividades rústicas aplicando a metodologia de Paulo Freire
Autor(es)/Inventor(es): Reis, Edson Dias
Tutor: Moreira, Lígia Farias
Resumen: Apresentamos as principais ideias de Paulo Freire e aplicamos sua essência no ensino de conceitos físicos. É importante frisar que alunos do ensino médio público estadual, em escolas de periferias não estão, na realidade, com o conhecimento no patamar desejado. Isso releva a importância da utilização de uma linguagem acessível a condição dos alunos. A questão da motivação, no ensino de física, pode ser desenvolvida utilizando a história da ciência, elementos do cotidiano e a descrição matemática. Em nosso trabalho simulamos uma escola de periferia, onde o público-alvo, na sua maioria, sobrevivem com atividades rústicas. Apresentamos, em uma tabela, alguns elementos motivadores, que são utensílios, geralmente, usados na prática de atividades rústicas. A seguir, montamos duas aulas, onde são desenvolvidos os conceitos físicos e a utilização de material citados nas atividades acima, para demonstração dos mesmos.
Materia: Ensino de física
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Unidade de producción: Instituto de Física
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: nov-2006
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
EDReis.pdf4.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.